Choquequirao

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Choquequirao (Berço de ouro, em quíchua) é a cidade irmã de Machu Picchu em Cuzco, Peru. Ela foi esculpida em pedra pelos Incas, a 3.085 metros de altitude. Era importante para o culto político e religioso e cheia de riquezas do mundo antigo.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Choquequirao

Um dos destinos mais procurados do mundo, as ruínas de Machu Picchu recebem cerca de 1,4 milhão de visitantes ao ano. Mas se houvesse outro sítio arqueológico similar, praticamente deserto, nos Andes? Sem filas, aglomerações ou bilheteria na entrada? Esse lugar existe e se chama Choquequirao - uma cidade que deve ser conquistada e não somente visitada. No passado, era tão escondida na selva que até os colonizadores espanhóis demoraram a encontrar.

Choquequirao foi um importante centro administrativo e religioso, construída no século 15 (talvez em 1445), com cerca de 18 quilômetros quadrados. Atravessou os séculos como uma espécie de lenda para os exploradores, que o confundiam com a mitológica cidade perdida de El Dorado. A redescoberta aconteceu somente em 1909, dois anos antes de sua irmã sagrada Machu Picchu.

O sítio se divide em 13 zonas diferentes, com setores agrícolas, residencias e cerimoniais. Ponto central da cidade, a Plaza Mayor é onde ficam as construções mais bem preservadas - incluindo um templo e a moradia real. Nessa parte de Choquequirao ficavam, em sua maioria, prédios administrativos. Perto da praça, casas residenciais de dois andares, com lugar para até oito pessoas, eram privilégios para a elite. Os moradores comuns, por sua vez, ficavam em uma área mais afastada. O sistema de agricultura era bastante complexo, com aquedutos que aproveitavam as águas das neves do pico Salkantay para abastecer as plantações. Os templos celebram os deuses do Sol, da Terra e da Água. Um dos símbolos de Choquequirao são os desenhos de Lhamas brancas escavados nas rochas de uma enorme escadaria.

Com rótulo de cidade arqueológica "exclusiva", o governo peruano está com planos de aproveitar melhor o potencial turístico da cidade Em termos de beleza e magnitude, Choquequirao não perde em nada para Machu Picchu e para explorá-la é preciso andar 65 quilômetros em 5 dias pelo Parque Arqueológico de Choquequirao. Para chegar, é preciso descer quase 1,5 mil metros até um vale e, depois, subir 1,5 metros em um caminho muito íngreme até o sítio.

Choquequirao ainda está parcialmente escavado e ainda resta muito a ser descoberto.

Ícone de esboço Este artigo sobre o Peru é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.