Corepíscopo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chorepiscopus)
Ir para: navegação, pesquisa

corepíscopo (em latim: chorepiscopus; pl. chorepiscopi) é um posto do clero cristão abaixo do bispo. O nome origina-se da palavra grega Χωρεπίσκοπος e significa bispo rural.

História[editar | editar código-fonte]

Corepíscopos são mencionados pela primeira vez por Eusébio em século II. No início, parece que os corepíscopo exerciam funções episcopais regulares em seus distritos rurais, mas a partir do final do século III estavam sujeitos as cidades ou metrópoles. O Sínodo de Ancira (314) especificamente os proibiu de ordenar diáconos e sacerdotes. O Concílio de Sárdica (343) decretou que nenhum corepíscopo deveria ser consagrado onde um padre seria suficiente,[1] e assim os corepíscopos na igreja bizantina gradualmente desapareceram.[2] Na casa real de Kakheti na Georgia medieval, o título de corepíscopo (k'orepiskoposi ou k'orikozi) tornou-se secular e foi levado por vários príncipes daquela província.[3]

As primeiras menções a corepíscopos na Igreja Ocidental são dos séculos V-VI, onde foram encontrados principalmente na Germânia (especialmente Baviera) e nas terras francas, e desapareceram por volta dos séculos XI-XII.[4] Na Igreja Ocidental eles eram tratados como bispos auxiliares, tendo eles gradualmente desaparecido como uma função e foram substituídos por arcediagos para administrar subdivisões de uma diocese.

Prática moderna[editar | editar código-fonte]

Tanto a Igreja Católica quanto a Ortodoxa ainda possuem corepíscopos. Em algumas Igrejas Ortodoxas Orientais, corepíscopo é um nome alternativo para um bispo auxiliar. Para a Igreja Greco-Católica Melquita e as outras Igrejas Orientais Católicas, corepíscopo é um título honorífico similar a monsenhor. Nas Igrejas de tradição siríaca, ou seja, a Igreja Ortodoxa Síria, a Igreja Assíria do Oriente, Igreja Católica Siro-Malabar, Igreja Católica Caldeia, Igreja Católica Siro-Malancar também preservam o ofício, chamando-o de corepiscopa ou coorepiscopa.[2] Nestas igrejas, as vestes dos corepiscopa é quase idêntica a do bispo e muitas vezes serve como seu representante para vários eventos litúrgicos para adicionar a solenidade.

Na Igreja Maronita, um corepíscopo é similar mas não idêntico ao bispo-auxiliar.[2] Como um bispo, um corepíscopo é ordenado, e pode usar vestes de um bispo, incluindo a mitra e o báculo. Um corepíscopo maronita tem o poder de conferir ordens menores (leitor e subdiácono), mas não o diácono ou o sacerdócio.[5] O papel do protosyncellus (vigário geral) não é preenchido por um corepíscopo.

Referências

  1. «Catholic Encyclopedia (1913)/Chorepiscopi» (em inglês). Consultado em 22 de setembro de 2012 
  2. a b c «Chorbishop? Bishop?» (em inglês). Consultado em 22 de setembro de 2012 
  3. Gaudemet 2000, p. 397.
  4. Rapp 2003, p. 294.
  5. «Appreciation banquet honors Catholic educators for 'all they do'» (em inglês). Consultado em 22 de setembro de 2012 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]