Chris Van Allsburg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Chris Van Allsburg
Nascimento 18 de junho de 1949 (67 anos)
Ocupação Escritor e Ilustrador
Prémios Medalha Caldecott 1986, 1982
Gênero literário Literatura infantil
Magnum opus The Polar Express, Jumanji e Zathura

Chris Van Allsburg (Grand Rapids, Michigan, 18 de junho de 1949) é um escritor e ilustrador norte-americano especializado em literatura infantil. É mundialmente conhecido por ser o autor dos best-sellers The Polar Express, Jumanji e Zathura.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Chris Van Allsburg nasceu em Grand Rapids, no estado de Michigan, em 18 de junho de 1949. Chris estudou na escola de artes da University of Michigan, e fez seu mestrado na Rhode Island School of Design. Tornou-se um premiado autor de livros infantis, já em seu primeiro livro (The Garden of Abdul Gasazi), que em 1980 recebeu a Caldecott Honor Medal, o mesmo se dando em 1982 e 85, com Jumanji e The Polar Express, respectivamente.

Livros[editar | editar código-fonte]

Seus livros com freqüência trazem como tema acontecimentos fantásticos, descontrolados e por vezes utilizando-se de uma ironia crua. Allsburg foge do lado inocente e confortável da literatura infantil e explora o lado mais sombrio da natureza humana. Um bom exemplo disso está no seu livro The Sweetest Fig (O figo mais doce), cujo tema é a história de um homem bastante egoísta que repentinamente consegue tornar reais seus desejos mais selvagens. Sua ganância acaba sendo a causa de sua ruína - o que não é uma lição de moral incomum, nos livros para crianças - mas Allsburg consegue dar tamanha frieza na caracterização da personagem que imprime um tom amedrontador à narrativa. Em The Wretched Stone (A pedra da desgraça) toda a tripulação de um navio é hipnotizada e controlada pela pedra do título - uma cruel alegoria sobre o efeito negativo da televisão.

Sua temática também inclui sonhos, os subúrbios, ou objetos que têm vida própria (como os jogos de tabuleiro de Jumanji e Zathura). Uma presença constante em seus livros é o cachorro Fritz.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Chris Van Allsburg mora em Providence (Rhode Island), com sua esposa Lisa e as duas filhas; Sophia e Anna.

Livros e ilustrações[editar | editar código-fonte]

Apenas três de seus livros foram traduzidos para o português no Brasil, sendo conhecido principalmente pelas versões cinematográficas de sua obra. Allsburg escreveu ou ilustrou os seguintes livros:

Nome Escrito por ele Ilustrado por ele Adaptação cinematográfica
Bad Day at Riverbend
Sim
Sim
Não
Ben's Dream
Sim
Sim
Não
The Garden of Abdul Gasazi
Sim
Sim
Não
Jumanji
Sim
Sim
Sim
Just a Dream
Sim
Sim
Não
The Mysteries of Harris Burdick
Sim
Sim
Não
The Polar Express
Sim
Sim
Sim
The Stranger
Sim
Sim
Não
Swan Lake
Não
Sim
Não
The Sweetest Fig
Sim
Sim
Não
Two Bad Ants
Sim
Sim
Não
The Wreck of the Zephyr
Sim
Sim
Não
The Wretched Stone
Sim
Sim
Não
The Widow's Broom
Sim
Sim
Não
The Z Was Zapped
Sim
Sim
Não
Zathura
Sim
Sim
Sim
  • Nota: The Mysteries of Harris Burdick - uma coleção de livros de Allsburg em que uma página contém uma ilustração, e a seguinte conta com uma frase, pretensamente recuperado de uma obra maior, é inspirado em Nightmares and Dreamscapes, de Stephen King.
  • Allsburg também foi o ilustrador de algumas edições da série As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]