Christopher Vogler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Christopher Vogler
Nascimento 1949 (72 anos)
Missouri
Cidadania Estados Unidos
Alma mater Universidade do Sul da Califórnia, Escola de Artes Cinematográficas da USC
Ocupação roteirista, escritor
Obras destacadas Memorando de Vogler

Christopher Vogler é um roteirista de Hollywood. É famoso por ter escrito o "memorando The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers" (A Jornada do Escritor: Estrutura Mítica para Roteiristas), como um guia interno para os roteiristas dos estúdios Walt Disney.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Vogler trabalhou para os estúdios Disney, Fox 2000 Pictures, e para a Warner Bros. sempre nos departamentos de desenvolvimento de ideias. Também já foi professor da Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, na Divisão de Animação e Artes Digitais, bem como na extensão da UCLA. Atualmente, Vogler é presidente da empresa Storytech.

Educação[editar | editar código-fonte]

Vogler cursou cinema na Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia, a mesma faculdade onde estudou George Lucas. Assim como Lucas, Vogler foi inspirado pelo trabalho do antropólogo Joseph Campbell, particularmente "O Herói de Mil Faces" e o conceito do monomito.

Vogler usou o trabalho de Campbell para criar o agora lendário memorando corporativo de sete páginas para roteiristas de Hollywood, "A Practical Guide to The Hero With a Thousand Faces" (Um Guia Prático para o Herói de Mil Faces) [1]. Vogler depois desenvolveu o memorando no livro "The Writer's Journey: Mythic Structure For Writers", publicado no final dos anos 1990.

Referências

  1. «Christopher Vogler». BNF (em inglês). Consultado em 3 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]