Chrysler (marca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Chrysler (divisão))
Chrysler
Divisão da Stellantis North America
Atividade Automobilística
Fundação 1925
Fundador(es) Walter Chrysler
Sede Auburn Hills, Michigan, Estados Unidos
Área(s) servida(s) Mundial
Proprietário(s) Stellantis North America
Pessoas-chave Mike Manley (Presidente e CEO da FCA US LLC)
Produtos Carro de luxo, Veículos populares
Website oficial Chrysler
Logotipo atual da Chrysler

Chrysler é uma marca de automóveis americana e do prémio de longa data marca da montadora Stellantis North America. Antes da criação de 2014 Fiat Chrysler Automobiles pela fusão de Fiat e Chrysler e posteriormente fusão com o Grupo PSA, FCA US era conhecida como Chrysler Group LLC, em homenagem a seu fundador Walter Chrysler.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A marca Chrysler era originalmente uma posição de luxo prêmio concorrendo com Cadillac e Lincoln, de propriedade, respectivamente, por rivais de Detroit do Grupo Chrysler, General Motors e Ford Motor Company. Chrysler foi a marca de topo no portfólio do que era então conhecida como Chrysler Corporation, liderado por seu modelo de topo, o Imperial. Em 7 de julho de 1928, a divisao Plymouth começava a fabricar carros. Ela entrou como uma marca de carros de custo baixo, para combater os carros Chevrolet e Ford. Criou modelos marcantes na década de 60 e começo da década de 70. Sobreviveu até o ano de 2001, onde foi descontinuada devido falta de modelos, isolamento e decadência da mesma.

Após a corporação decidir girar imperial fora como uma marca separada em 1955 para competir melhor com Cadillac e Lincoln, Chrysler se tornou o número dois da marca da corporação, mas ainda ofereceu produtos de luxo e quase de luxo. Posicionamento da marca Chrysler em direção a uma marca de preço médio da Chrysler causado Chrysler para matar DeSoto depois de 1961 e fundir a maioria dos veículos DeSoto na nova Chrysler Newport. Após a marca Imperial foi abandonada em 1975, Chrysler, mais uma vez tornou-se a marca de topo.

Modelos[editar | editar código-fonte]

A América do Norte Chrysler line-up consiste em:

A linha internacional:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.