Chrzanów

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Chrzanów
Chrzanów
POL Chrzanów flag 1.svg POL Chrzanów COA.svg
Chrzanow odstr koscielca.jpg
Vista de Chrzanów
Voivodia Pequena Polônia
Powiat Chrzanów
Gmina Chrzanów
Área 38,31 km²
População (2016) 37 396[1][2] habitantes
Densidade 975,9 hab/km²
Altitude 280 metros
Código telefônico (+48) 32
Matrículas de automóveis KCH
Localização
Localização de Chrzanów na Polónia 50° 08' 28" N 19° 24' 14" E
Cidade da Polónia Flag of Poland.svg

Chrzanów é um município da Polônia, na voivodia da Pequena Polônia e no condado de Chrzanów. Estende-se por uma área de 38,31 km², com 37 396 habitantes, segundo os censos de 2016, com uma densidade de 975,9 hab/km².[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

Chrzanów foi fundada provavelmente no século X ou mais cedo, mas o primeiro documento que a menciona é datado do século XII. Os privilégios da cidade foram dados a Chrzanów provavelmente em 1393.

Chrzanów foi sempre uma cidade polonesa. Até ao século XX, Chrzanów era uma cidade de diversas famílias nobres. Nunca foi cercada por paredes defensivas. Era principalmente uma cidade de comércio.

Antes da segunda guerra mundial cerca de metade da população da cidade era judia. Durante a guerra muitos deles foram assassinados pelos nazis no campo de concentração de Auschwitz (localizado a cerca de 20 quilômetros da cidade).

A cidade é também tem a fábrica de locomotivas Fablok.

Transporte[editar | editar código-fonte]

As conexões principais por estrada da cidade incluem a conexão com Cracóvia (ao leste) e Katowice (ao oeste) através da Estrada A4 (com portagem) ou através do estrada nacional número 79.

Há também duas estradas da voivodia que partem de Chrzanów: estrada número 933 (para sudoeste) a Oświęcim, Pszczyna e Jastrzębie-Zdrój e estrada número 781 (que vai para o sudeste) a Andrychów.

Personalidades[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Chrzanów (Pequena Polônia) mapas, imobiliário, GUS, acomodações, escolas, região, atrações, códigos postais, desemprego, salário, ganhos, educação, tabelas, demografia, jardins de infância». Polska w liczbach (em polonês). Consultado em 10 de março de 2020 
  2. a b GUS. «Área e população no perfil territorial em 2016». stat.gov.pl (em inglês). Consultado em 10 de março de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Chrzanów
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.