Cicceria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Vista da Cicceria

A Cicceria (em croata e em esloveno Ćićarija, ou Terra dos Ciccios) é uma região histórico-geográfica compreendida entre a Eslovênia e a Croácia. A Cicceria é a terra de estabelecimento original dos istrorromenos.

Pode ser considerada uma subregião da Ístria, da qual ocupa a parte norte-oriental. Compreende a faixa que vai de Hrpelje-Kozina (Erpelle-Cosina) a Rijeka (Fiume), paralelamente ao curso do rio Timavo.

Com frequência, a Cicceria é confundida com a "Ístria Branca", com a qual compartilha a cor das rochas calcárias, mas trata-se de dois territórios distintos. A região apresenta-se bastante uniforme do ponto de vista da orogênese, com montanhas que superam pouco os mil metros (acima do nível do mar). O pico mais alto é o Veliki Planik a 1272 m.[1]

A principal localidade é Lanišće (Lanischie).

O outono é o período ideal para admirar as espetaculares cores das folhas outonais frequentando as zonas com presença de arbustos como o Cotinus coggygria.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Geographical and meteorological data» (PDF). Statistical Yearbook. Croatian Bureau of Statistics. 2009. Consultado em 24 de janeiro de 2016