Ciclo do glioxilato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal A Wikipédia tem o portal:


O ciclo do glioxilato, também conhecido como ciclo de Toledo, é uma via alternativa de metabolismo de acetil-CoA, encontrada nos vegetais e em algumas bactérias, que permite a síntese de glicose e a produção de intermediários do ciclo de Krebs a partir de acetil-CoA. Por isso mesmo essa via conta com a presença de enzimas do ciclo de Krebs (citrato-sintase e aconitase) além de duas enzimas ausentes nessa via (isocitrato liase e a malato sintase).

No ciclo de Krebs, o isocitrato é convertido em alfa-cetoglutarato, que é convertido em succinato, enquanto que no ciclo do glioxilato, o isocitrato origina o succinato e o glioxilato. O succinato regenera o oxaloacetato e o glioxilato se condensa com acetil-CoA formando o malato. Este vai passar para o citosol, onde origina oxaloacetato, que pode ser transformado em glicose pela neoglicogênese. O ciclo de glioxilato desta forma permite a conversão de acetil-CoA e, portanto, de ácidos graxos, a glicose.

Essa via não está presente em animais, devido à importância da via convencional para o sistema nervoso. O ciclo do glioxilato não produz alfa-cetoglutarato, um precursor do glutamato. Glutamato atua como neurotransmissor excitatório e como precursor do GABA, outro neurotransmissor, de função inibitória.

Ciclo do glioxilato.

Os intermediários do ciclo do glioxilato mostrados em projeções de Fischer mostram as mudanças químicas passo a passo. Tal imagem pode ser comparada com a representação como modelo poligonal.[1]

Estrutura dos intermediários do ciclo do glioxilato mostrados utilizando projeções de Fischer, esquerda, e modelo poligonal, direita. A molécula de dois carbonos acetil na forma ativada acetil CoA (AcoA), parte superior, sofre condensação com a molécula de oxalacetato (OxA), quatro carbonos, para formar citrato (Cit). Os próximos intermediários são, respectivamente, cis-aconitato (CisA) e isocitrato (IsoC), que produz succinato (Suc) e glioxilato (Glx). Esse último sofre condensação com molécula de dois carbonos de outro acetil CoA, produzindo malato (Mal), com regeneração do oxaloacetato. As enzimas envolvidas nessa via metabólica correspondem a citrato sintase (1), aconitase (2), isocitrato liase (3), malato sintase (4) e malato desidrogenase (5). Notavelmente duas moléculas de acetil CoA produzem uma molécula de succinato, que pode ser utilizado para síntese de carboidratos. Succinato pode originar oxalacetato pelas reações do ciclo do ácido cítrico (succinato-fumarato-malato-oxalacetato), não representadas aqui. Coenzimas (CoA-SH, NAD+, NADH + H+) foram omitidas nessas representações. As produções de NADH da forma oxidada da coenzima é representada como liberação de “2H" no ciclo.


Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço relacionado ao Projeto Química. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. ==Referências em contribuições recentes==
    Commons-emblem-question book orange.svg

    Olá, Ciclo do glioxilato. Bem-vindo(a). Alerto que algumas contribuições que realizou não possuem fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto pode ter sido removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

    Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico).

    Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições.