Ciclo geográfico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2012). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dá-se o nome de ciclo geográfico a todas as alterações no relevo de uma região a partir da qual se eleva acima do nível do mar até ao seu relevo é reduzido ao nível do mar pela ação dos agentes de modelagem terra.

O ciclo geográfico nunca ocorre justamente porque nenhuma região é estável por um período suficientemente longo para que sua atenção está completamente destruído.[necessário esclarecer] Muitas vezes, a subida ou descida da litosfera, produzido por forças geológicas, como diastrofismo vulcanismo ou interromper o ciclo geográfico.[necessário esclarecer]

O ciclo geográfico pode ser visto acelerado, retardado e até mesmo aparentemente interrompido por mudanças climáticas que podem ocorrer a uma região, um fato que já provou paleogeografia aconteceu no passado.[necessário esclarecer]

As características do ciclo das diferentes regiões variam com o tipo de clima. Em climas úmidos o ciclo geográfico evolui com maior intensidade do que em regiões de clima seco.

O ciclo geográfico se apresenta com maior precisão nas regiões úmidas, onde predomina a ação erosiva dos rios.