Ciclo urbano da água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ciclo urbano da água corresponde a todas etapas/fases de utilização da água desde o momento em que é captada até ao momento da sua restituição à natureza.

Fases principais

Algumas operações e processos unitários em tratamento de água são: Pré-oxidação através de pré-ozonização (ozono) ou pré-cloragem (cloro; exceto no Brasil, a pré-cloragem está a cair em desuso relativamente ao tratamento de águas superficiais para produção de água para consumo humano, uma vez que, o contacto do cloro com matéria orgânica desenvolve um composto tóxico designado trihalometano); coagulação; floculação; decantação; filtração; desinfecção.

Algumas operações e processos unitários em tratamento de águas residuais são: gradagem; decantação (primária e secundária); Tratamento Biológico (lamas activadas, leitos percladores, biodiscos, lagunagem, outros); desinfecção (cloro, UV ou ultravioleta); descloragem.

  • Descarga ou deposição - ponto onde a água volta a ser restituida à natureza.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.