Ciconiiformes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ciconiforme)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCiconiformes

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiformes
Famílias
Ver texto
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ciconiiformes

Ciconiformes é uma ordem de aves de médio a grande porte com distribuição mundial. O grupo habita preferencialmente zonas costeiras, ou perto de lagos, rios ou estuários, mas inclui também aves terrestres. Alguns exemplos aves que eram frequentemente classificadas como ciconiformes são a cegonha, as garças e o íbis. Os flamingos já foram considerados como uma família do grupo, porém actualmente são classificados numa ordem à parte (Phoenicopteriformes). Atualmente apenas a família Ciconidae é incluída na ordem.[1]

As aves ciconiformes têm habitualmente patas longas e sem penas e pescoço comprido. A forma do bico varia conforme os hábitos alimentares ,ele pode ser direito, encurvado ou espatulado. As patas terminam em quatro dedos, dispostos como três para a frente e um para trás, sem membrana interdigital. As asas são grandes e alongadas. As cores da plumagem são bastante variáveis de acordo com a espécie.

Os ciconiformes são aves normalmente gregárias, que se reproduzem em colónias, mas que emitem poucas ou mesmo nenhumas vocalizações. Todas as formas de comunicação fazem-se através de exibições rituais que podem ser muito elaborados. Os juvenis nascem indefesos e requerem o cuidado parental de pelo menos um dos progenitores para sobreviver.

Estas aves alimentam-se à base de peixe, crustáceos ou insetos. Os ciconiformes não se alimentam por filtração, ao contrário dos flamingos, nem mergulham na água, o que os separa de outros grupos de aves aquáticas como os Anseriformes ou Gaviiformes. Algumas espécies, sobretudo as que vivem em latitudes elevadas, têm hábitos migratórios.

Tradicionalmente, a ordem Ciconiformes era separada em seis famílias. No entanto a taxonomia alternativa de Sibley-Ahlquist, baseada em critérios de biologia molecular e em estudos de hibridização de DNA, introduzia nesta ordem muitos outros grupos aparentemente distintos. Entre as ordens despromovidas a famílias de ciconiformes segundo Sibley-Ahlquist contam-se os Sphenisciformes (pinguins), Gaviiformes (mobelha), Podicipediformes (mergulhões), Procellariiformes (ex: albatrozes), Charadriiformes, (ex: gaivota), Pelecaniformes (ex: atobá) e os Falconiformes (Falcões e Carcaras,mas tradicionalmente inclui os acciptridae,pandionidae e saggitaridae).

Atualmente a União Ornitológica Internacional inclui apenas a família Ciconiidae na ordem dos Ciconiiformes

Famílias[editar | editar código-fonte]

Segundo a UOI:[1]

Segundo a classificação tradicional:

Segundo a classificação de Sibley-Ahlquist:


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies


Referências

  1. a b «Storks, ibis & herons». IOC World Bird List v 6.4. Consultado em 23 de dezembro de 2016