Cihangir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Turquia Cihangir 
  Bairro (semt ou mahallele)  
Vendedor ambulante de morangos numa rua de Cihangir
Vendedor ambulante de morangos numa rua de Cihangir
Vendedor ambulante de morangos numa rua de Cihangir
Localização
Cihangir está localizado em: Istambul
Cihangir
Localização de Cihangir em Istambul
Coordenadas 41° 1' 59" N 28° 59' 7" E
País Turquia
Cidade Istambul
Distrito Beyoğlu
Bairros adjacentes Taksim, Tophane, Fındıklı, Kabataş
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cihangir

Cihangir é um bairro de Istambul, Turquia, que faz parte do distrito de Beyoğlu, situado no lado europeu do Bósforo, a norte do Corno de Ouro, na encosta entre a Praça Taksim e o bairro costeiro de Kabataş. É uma área com muitas ruas estreitas, um jardim público e muitos cafés. O seu nome deriva das palavras persa "Jahan" e "gir" (جہانگير), que significam "conquistador do mundo".

Em 2012, o jornal britânico The Guardian incluiu Cihangir na lista dos cinco melhores lugares do mundo para se viver, ao lado do Santa Cruz de Tenerife, em Espanha; o distrito de Sankt Pauli, em Hamburgo; a costa norte de Maui, na Hawaii, e Portland, no estado de Oregon (Estados Unidos).[1]

História[editar | editar código-fonte]

Durante o período bizantino provavelmente a área não tinha casas, apesat de existirem edifícios bizantinos no que são hoje os bairros de Tophane e Fındıklı, situados na margem do Bósforo abaixo de Cihangir.

Durante o reinado de Solimão, o Magnífico, Cihangir era um terreno de caça florestado. Era um dos lugares favoritos de Cihangir, um dos filhos de Solimão. Após a morte desse seu filho, o sultão mandou ali erigir uma mesquita de madeira com vista sobre o Bósforo, a qual foi construída pelo arquiteto imperial Mimar Sinan. O nome do bairro provém desta mesquita.

Na segunda metade do século XIX, o constante aumento de imigrantes europeus não otomanos em Istambul fez subir os preços do imobiliário no vizinho bairro de Pera, ao qual estavam supostamente e oficialmente confinados. Apesar disso, alguns europeus compraram terrenos fora de Pera, nomeadamente em Tophane, Fındıklı e Cihangir, o que deu origem ao desenvolvimento urbanístico destas áreas.

A partir da década de 1930, o não muçulmanos residentes em Cihangir e Beyoğlu em geral partiram, por vezes de forma mais ou menos forçada, tendo sido substituídos por muçulmanos de outras partes de Istambul e imigrantes internos vindos principalmente da Anatólia Oriental. Posteriormente, a maior parte da classe média muçulmana também abandonou o bairro. Na década de 1970, Cihangir era conhecido como um bairro onde imigrantes anatólios viviam lado a lado com artistas e intelectuais.

Referências

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Texto inicialmente baseado na tradução do artigo «Cihangir» na Wikipédia em inglês (acessado nesta versão).
  • Eroğlu, Haldun; Hürel, Haldun (2008). Semtleri, mahalleleri, caddeleri ve sokaklarıyla A'dan Z'ye İstanbul'un alfabetik öyküsü (em turco). [S.l.]: İkarus. 352 páginas. ISBN 9789759992903 
  • Kleiss., Wolfram (1965). Topographisch-archäologischer Plan von Istanbul: Verzeichnis der Denkmäler und Fundorte (em alemão). [S.l.]: Verlag Ernst Wasmuth 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Ayaspaşa ve Cihangir (em turco). Fotos de Cihangir em wowTurkey.com. Página visitada em 12 de agosto de 2011