Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de CinePort)

O Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, ou CinePort, como é mais conhecido é um festival de mostras competitivas de longa e curta metragens dos países que tem o português como língua oficial.

Tendo a sua primeira edição no ano de 2005, o festival já teve três diferentes cidades-sede.

Além das mostras em diversas categorias, o festival serve para conceder cinco troféus de reconhecimento às produções audiovisuais: Andorinha Longa-metragem, Andorinha Curta-metragem, Andorinha Técnica, Andorinha Criança e Humberto Mauro. Além destes prêmios, na Paraíba também existe o Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano voltado exclusivamente para filmes produzidos e realizados no próprio estado e por equipes e diretores residentes no estado.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A primeira edição do evento ocorreu no Brasil, entre os dias 01 e 12 de junho de 2005, na cidade de Cataguases, Minas Gerais.

O segundo evento ocorreu no ano seguinte na cidade de Lagos, no Algarve, sul de Portugal, entre os dias 1 e 11 de junho.

Em 2007 o 3° Encontro ocorreu entre os dias 4 de maio a 13 de maio em João Pessoa, capital do estado da Paraíba e, a partir dessa edição, o CinePort passou a ser realizado bienalmente na cidade de João Pessoa, assim como em 2009 e 2011.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Língua Portuguesa. «João Pessoa, PB». Letz.com.br. Consultado em 1 de junho de 2011 
  2. «CINEPORT». Festivalcineport.com. Consultado em 1 de junho de 2011. Arquivado do original em 7 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.