Cine Conhecimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cine Conhecimento
Informação geral
Formato Didático
Género Sessão de Cinema
Duração variável
Criador(es) Rodrigo de Lima
País de origem  Brasil
Idioma original Português (filmes legendados e raramente dublados)
Produção
Produtor(es) Canal Futura
Apresentador(es) Giovanna Antonelli
Leandra Leal
Renata Guida
Marjorie Estiano (2010—2011)
Lorena Calábria
Tema de abertura "Instrumental" - Portfólio Rodrigo de Lima
Tema de
encerramento
"Instrumental" - Portfólio Rodrigo de Lima
Exibição
Transmissão original 2002 – presente
N.º de temporadas 14
N.º de episódios 12.116.17

Cine Conhecimento é um programa de TV do Canal Futura que exibe filmes sobre a história mundial, imigrantes, países, cotidiano, etc. Desde do cinema de D.W. Griffith, Charlie Chaplin e Dziga Vertov ao de Federico Fellini, François Truffaut, Alain Resnais até cineastas como Bernardo Bertolucci, Joaquim Pedro de Andrade e James Ivory aos contemporâneos Abbas Kiarostami, Mákhmalbaf e Vadim Perelman. Exibe filmes do século XX, como Intolerância, Tempos Modernos, O Grande Ditador, O Último Imperador, O Céu que Nos Protege, Assédio, Salve o Cinema e outros mais recentes como Casa de Areia e Névoa de Vadim Perelman (2003), Um Amigo Inesperado (2006), Os Contadores de História (2009) entre outros.

O programa é apresentado por Lorena Calábria (antigamente era apresentado pela apresentadora e atriz Marjorie Estiano).

Exibe filmes do mundo inteiro e de diversos cineastas. Aborda temas sobre povos, evolução mundial, ditaduras e xenofobia, ecologia, temas típicos dos roteiristas do século XX e XXI do cinema de arte e clássico. Também são apresentados documentários sobre histórias de países. O cinema nacional brasileiro porém tem pouco lugar no Cine Conhecimento tendo mais lugar filmes de diretores de outros países, como os franceses, ingleses, alemães e iranianos.

O Cine Conhecimento não tem os intervalos comerciais. Outra característica é que nunca são passados filmes impróprios para menores de 18 anos, pois os programadores se negam a fazer cortes nas exibições.

História[editar | editar código-fonte]

Formato[editar | editar código-fonte]

O formato, como a maioria dos programas do Canal Futura é didático. Os filmes sempre procuram trazer algo ao espectador de conhecimento. O programa é apresentado sempre por uma mulher jovem que conta um pouco sobre as características do filme e outras curiosidades no início e fim do filme/documentário, com um fundo musical melódico. O cine conhecimento exibe filmes clássicos, de arte, documentários, temáticos, críticos, históricos e de vanguarda e tem uma proposta educacional para todas as idades.

Temporadas[editar | editar código-fonte]

A principal temporada do Cine Conhecimento era apresentado por Renata Guida e entrava profundamente em assuntos do cotidiano mundial, apresentando alguns clássicos como Os Incoompreendidos de Truffaut.

Vários filmes de época eram passados e reprisados, sendo que antes da sinopse a apresentadora explicava uma pequena sinopse do filme, e no final também.

Em 2010, o canal Futura exibiu os filmes desta temporada, todos os dias, à 00:30 e 1:30 nas madrugadas de sábado para domingo.

Sessões especiais[editar | editar código-fonte]

Em 2009, no ano francês no Brasil foram exibidos: Os Incompreendidos, A Mulher do Lado, De Repente num Domingo e outros filmes de França de Alain Resnais como Melodia Infiel, Amor à Morte e O Dinheiro. Em 2009, no final de ano, também foi exibida a Trilogia Chaplin com as obras-primas O Grande Ditador, Luzes da Cidade e Tempos Modernos, e no Natal, o cubano Buena Vista Social Club. No dia da mulher de 2011, foi exibido o italiano de Frederico Fellini Julieta dos Espíritos, reprisado na temporada de 2011, e no mesmo ano, o documentário brasileiro Garrincha, Alegria do Povo, de Joaquim Pedro de Andrade, e em agosto, O Jovem Pai.

Temporada de 2010[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada começou em 2010, apresentado pela atriz, cantora, apresentadora, escritora e produtora Marjorie Estiano.

Nesta temporada, os cineastas com as obras mais exibidas foram de Bernardo Bertolucci e Win Wenders.

Temporada 2011-2012[editar | editar código-fonte]

Na Temporada 2011-2012, são exibidos principalmente filmes de Federico Fellini, como A Doce Vida, A trapaça, Oito e meio, Entrevista e Julieta dos Espíritos. Também foi exibido o clássico Pele de Asno, de 1970, do premiado diretor francês Jacques Demy, e a recente animação francesa Os Contadores de História, de 2009, de Jean Christophe-Roger, além da produção britânica Um Amigo Inesperado.

Gêneros[editar | editar código-fonte]

Os gêneros são diversos. A maioria dos filmes são dramas, dramas épicos, filmes mudos, filmes críticos, filmes históricos, documentários.

Diretores que têm seus filmes passados[editar | editar código-fonte]

Filmes exibidos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Programação do Cine Conhecimento

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.