Cine Holliúdy (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cine Holliúdy
Cine Holliúdy (série de televisão)
Logotipo da primeira temporada
Informação geral
Formato série
Gênero comédia
Duração 35 minutos
Criador(es) Marcio Wilson
Claudio Paiva
Baseado em Cine Holliúdy, de Halder Gomes
Elenco
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 3
Episódios 33
Produção
Diretor(es) Halder Gomes
Patricia Pedrosa
Renata Porto
Narrador(es) Falcão
Tema de abertura "A TV e o Cinema", Elba Ramalho e Falcão
Empresa(s) produtora(s) Estúdios Globo
Localização Areias
Exibição
Emissora original Globoplay
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 30 de abril de 2019 – 13 de julho de 2023
Cronologia
Programas relacionados Cine Holliúdy (filme)
Cine Holliúdy 2: A Chibata Sideral

Cine Holliúdy é uma série de televisão brasileira produzida e exibida pela TV Globo, e pelo serviço de streaming Globoplay, cujo lançamento da primeira temporada ocorreu em 30 de abril de 2019.[1]

É uma série de Marcio Wilson e Claudio Paiva, inspirada no filme homônimo Cine Holliúdy de 2013, estrelado por Edmilson Filho que também interpreta o protagonista na série. É escrito e dirigido por Halder Golmes. A direção artística é de Patricia Pedrosa e a direção de Halder Gomes e Renata Porto D’Ave.[2][3]

Conta com Edmilson Filho, Letícia Colin, Heloísa Périssé e Matheus Nachtergaele nos papéis principais.[4] Luisa Arraes e Lorena Comparato juntaram-se ao elenco na 2ª temporada.[5] Foi oficialmente cancelada pela TV Globo em dezembro de 2023, poucos meses depois do término da terceira temporada.[6]

Produção[editar | editar código-fonte]

As gravações da série ocorreram na cidade de Areias, no interior de São Paulo.[7] Segundo Halder Gomes, era como retomar a linguagem regional já realizada por ele em outros trabalhos: "É como se voltássemos a alguma coisa que eu e Guel Arraes fizemos, como O Auto da Compadecida, Lisbela e o Prisioneiro e O Bem-Amado. Essa linguagem regional tem uma musicalidade no jeito de falar, que parece que você está escrevendo uma poesia". Em vários episódios, há diversas homenagens e referências aos mais variados gêneros do cinema, como terror, faroeste e até os filmes de luta. A produção, também introduziu diversos objetos retrô a série, como a jukebox do Cine Holliúdy, e também diversas referências ao Ceará e a objetos que haviam no interior nos anos 70. Roberto Bomtempo, que interpretou o prefeito Olegário nos filmes, não pode fazer a série por estar comprometido com as gravações de Malhação: Toda Forma de Amar; Matheus Nachtergaele foi escalado para substituí-lo.

Em 2020 foi anunciada uma segunda temporada com Bianca Bin substituindo Letícia Colin, que estava de licença-maternidade.[8][9] Em março, no entanto, foi anunciado que a nova temporada seria adiada para 2021 devido a pandemia de COVID-19 no Brasil.[10][11] Por conta da pandemia de COVID-19 no Brasil, a série foi adiada e Luisa Arraes e assumiu o lugar de Bianca.[12]

Exibição[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada foi exibida na TV Globo de 7 de maio a 23 de julho de 2019, nas noites de terça-feira, após as novelas O Sétimo Guardião e A Dona do Pedaço.[13]

Os episódios foram reprisados de 7 de julho a 1.° de setembro de 2020, também nas terças-feiras, substituindo a 1.ª temporada de Aruanas e sendo substituída por Amor e Sorte.[14]

A segunda temporada foi exibida de 23 de agosto a 8 de novembro de 2022, nas noites de terça-feira, após as novelas Pantanal e Travessia, substituindo Filhas de Eva e sendo substituída pela décima primeira temporada do The Voice Brasil.[15]

A terceira temporada foi exibida de 27 de abril a 13 de julho de 2023, agora nas noites de quinta-feira, continuando a ser transmitida após as novelas Travessia e Terra e Paixão, substituindo a vigésima terceira temporada do Big Brother Brasil[16] e sendo substituída pela telenovela Todas as Flores, exibida de segunda a sexta-feira após Terra e Paixão (na quarta-feira, após o futebol).

Em dezembro de 2023, a TV Globo confirmou oficialmente o cancelamento da série após três temporadas.[6]

Temporada Episódios Exibição original
Estreia da temporada Final da temporada
1 10 7 de maio de 2019 23 de julho de 2019
2 11 23 de agosto de 2022 8 de novembro de 2022
3 12 27 de abril de 2023 13 de julho de 2023

Enredo[editar | editar código-fonte]

1ª Temporada (2019)[editar | editar código-fonte]

Na década de 70, Francisgleydisson - ou simplesmente "Francis" - é o feliz proprietário do Cine Holliúdy, um cinema que é a principal - e única - atração cultural na cidadezinha de Pitombas, interior do Ceará. Prefeito da cidade, Olegário é um sujeito que manda e desmanda no local com uma prepotência diretamente proporcional ao tanto que é frouxo. Quem vê o mandachuva falar grosso no gabinete não imagina a doçura do cabra quando se dirige à nova esposa, importada diretamente de São Paulo; Maria do Socorro, ou "Currinha" para o apaixonado prefeito, chega a esse fim de mundo trazendo na bagagem a filha, Marylin, e o desejo de se tornar primeira-dama. A chegada de Marylin bate direto no coração de Francis. Este não seria um grande problema se não fosse o fato dela pedir ao prefeito que compre uma televisão para se distrair enquanto sente saudades da cidade grande.

O prefeito, que tem mais medo da mulher do que de ter suas falcatruas descobertas, obedece Maria do Socorro. Com medo de ser acusado de desvio de verbas, Olegário traz a televisão e a coloca em praça pública. O povo, agora, só quer saber das novelas. Com tanta novidade, Francis vê seu cinema minguar. Até que tem uma ideia para encarar a chegada da TV e suas novelas em Pitombas. Já que o povo não quer mais saber dos filmes estrangeiros no Cine Holliúdy, chegou a hora de fazer suas próprias obras. Com ele, não tem essa de roteiro, falas e planejamento. É tudo na base do improviso. Como os recursos são escassos, o moço conta com a ajuda de Munízio, seu braço-direito, e de Marylin, que tem até nome de estrela. Enquanto isso, o prefeito Olegário e seu assessor, Seu Jujuba, ficam às voltas com a oposição de Seu Lindoso, dono do armazém e marido de Belinha. Para vencer as eleições, vale até disputar quem é que dá mais televisões para o povo de Pitombas. Em meio a tanto furdunço, ninguém melhor que o delegado Nervoso para mandar prender e soltar.

2ª Temporada (2022)[editar | editar código-fonte]

Embora o cinema esteja em decadência, Francisgleydisson tenta sustentá-lo por meio de suas produções criativas. A notícia de que sua musa inspiradora Marylin não voltará mais para Pitombas para poder seguir a carreira de atriz por este mundão é outro motivo de desânimo. Ele sabe que não será fácil encontrar uma nova protagonista para seus filmes, tampouco um novo amor.

Com as flores em punho e perseverando, como sempre, ele se depara com Francisca na rodoviária. Coisas do destino. A jovem chega a Pitombas com o objetivo de encontrar seu pai desconhecido. No primeiro momento, seu jeito não atrai Francis. Empoderada, pé no chão e avessa aos romances e casamentos, Francisca chega para se tornar a nova protagonista dos seus filmes. Não sem antes enfrentar a fúria de Formosa, filha de Lindoso e Belinha, que, apaixonada por Francis, faz de tudo para tirar a jovem do seu caminho.

Munízio, amigo fiel de Francis, investe em acalmar e conquistar o coração de Formosa com seu jeito doce e enrolado. Apesar de ser ignorado por ela, a esperança é mudar o rumo dessa história.

Para Socorro, prefeita de Pitombas, um novo tempo paira sobre a cidade. Novos conflitos surgem diante das mulheres, que estão cada vez mais em evidência. Olegário não aceita muito bem ser coadjuvante da esposa. Ela, ao assumir a prefeitura, se recusou a fazer parte das falcatruas do marido e por isso enfrenta seus deslizes e os protestos frequentes dos vereadores da cidade que, em sua maioria da oposição, causam um rebuliço na nova gestão.

3ª Temporada (2023)[editar | editar código-fonte]

Francisgleydisson continua sendo um cabra apaixonado pela sétima arte, que tenta de tudo para manter vivo seu estabelecimento, enquanto os moradores seguem encantados nas modernidades da televisão. Mas, dessa vez, um investidor misterioso surge na vida de Francis. Um figurão de terno vermelho propõe dinheiro e prosperidade em troca da alma do sujeito.

A oportunidade cai como uma luva, já que, mesmo depois de fazer “uma pá de filmes” em cearencês para tentar atrair a clientela, o sucesso das novelas continuou a esvaziar a sala do único cinema da redondeza, que Francis toca com a ajuda de Munízio, seu melhor amigo. Com dívida até o pescoço, Francis começa a ser ameaçado por credores sanguinários, e percebe que a única saída para não vender seu maior tesouro vai ser fechar negócio com o tal empresário. Mas o pacto não vai agradar nem um pouco Rosalinda, a mocinha que arrebatou o coração do inadimplente. A cantora de forró que decide largar tudo para trás ao chegar em Pitombas com sua banda itinerante, só para viver o romance com Francis – e vai exigir dele a mesma entrega e dedicação.

No comando da cidade, a prefeita Socorro enfrenta uma crise política e é destituída do cargo. Seu casamento com Olegário também não está na melhor fase, e quem se aproveita da situação é Lindoso, dono do armazém de Pitombas e presidente da Câmara, que assume a prefeitura. Agora primeira-dama, Belinha adota um visual mais elegante, com o penteado inspirado em Socorro. Em meio as acusações de corrupção, a ex-prefeita, então, decide se passar por outra pessoa para disputar novamente o cargo. Dessa vez, com direito a bigode e costeleta, ela cria o personagem Tião Ferrabrás, e adere roupas consideradas masculinas para conseguir o respeito e a aceitação dos conservadores pitombenses.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporadas

2019

2022

2023
Edmilson Filho Francisgleydisson Peixoto da Silveira (Francis)
Letícia Colin Maria Marylin da Silva
Luisa Arraes Francisca Maciel
Larissa Goes Rosalinda
Matheus Nachtergaele Prefeito Olegário Maciel
Heloísa Périssé Maria do Socorro Silva Maciel (Currinha)
Gustavo Falcão Seu Jujuba
Haroldo Guimarães Munízio
Carri Costa Lindoso da Fonseca
Solange Teixeira Belinha da Fonseca
Lorena Comparato Formosa da Fonseca
Falcão Cego Isaías
Frank Menezes Delegado Nervoso
Cacá Carvalho Padre Raimundo
Alexandre Borges Diabo[17]
Flávio Bauraqui Doutor Odílio
Ângelo Flávio

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Lista de participações especiais
1º Temporada (2019)
Intérprete Personagem Episódio
Ingrid Guimarães Rebeca Afrânia das Dores Maciel[18]
Episódio 2
Chico Díaz Coronel Pandolfo
Episódio 3
Bolachinha Marciano
Rafael Infante Armando Fagundes
Episódio 4
Joao Netto Cocão das Bila
Episódio 5
Roberta Wermont Maria
Miguel Falabella Miguel da Silva[19]
Episódio 6
Charles Paraventi Morte
Paulo Bordhin Sherlock Holmes
Lorena Comparato Formosa da Fonseca
Episódio 7
Batoré Governador Pimpo
Denis Lacerda Pimpão
Rafael Cortez Brucéli
Episódio 8
Bruno Garcia Euzébio
Fabio Goulart Quebra-Quengo
Vitor Miranda Ted Boy Bigorna
Ney Latorraca Cond Vlad[20]
Episódio 9
Elisa Porto Josilete
Michel Melamed Lourival Neto
Episódio 10
Tonico Pereira Comprador do Cine Holliúdy
2º Temporada (2022)
Stepan Nercessian Governador do Ceará
Episódio 1
Therla Duarte Primeira Dama do Ceará
Wal Schneider Pitombense
Gero Camilo Chico Pipoco[21]
Episódio 4
Prazeres Barbosa Pitombense
Luíza Tomé Madalena Joyce[22]
Episódio 6
Eduardo Sterblitch Leôncio Tudo Ruim[23]
Nanda Costa Luna, a Konga[24]
Episódio 8
Suzy Lopes Mulher Barbada
Márcio Vito Igor
Maria Mônica Passos Beata
Lucas Veloso Saia Vermelha[25]
Episódio 9
3º Temporada (2023)
Stepan Nercessian Governador do Pará
Episódio 1
Zéu Britto Marvado
Bianca Manicongo Perversa
Linn da Quebrada Lili[26]
Episódio 5
Ariclenes Barroso Biro Lee[27]
Episódio 6
Vladimir Brichta Cara de Vaca[28]
Episódio 8
Max Petterson Agente C.B.[29]
Episódio 10
Tadeu Mello Agente J.P.
Samantha Schmütz Tamara[30]
Episódio 12
Heloísa Jorge Madalena[31]
Episódio 13

Audiência[editar | editar código-fonte]

Em sua estreia, a série registrou 25,1 pontos.[32] O último episódio da temporada marcou 22,2 pontos.[33] Teve média geral de 22,9 pontos.[34]

Com a reestreia da 1ª Temporada em 7 de julho de 2020, a série marcou 22,7 pontos.[35]

A estreia da 2ª Temporada marcou 20,6 pontos.[36] O último episódio da 2ª Temporada marcou 16,2 pontos. Teve média geral de 17,9 pontos.

A estreia da 3ª Temporada marcou 18,4 pontos.[37] O último episódio da 3ª Temporada marcou 16,8 pontos.[38] Teve média geral de 17,4 pontos.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado Ref.
2019 Melhores do Ano Melhor Atriz de Série, Minissérie ou Seriado Letícia Colin Indicada [39]
2020 Grande Prêmio do Cinema Brasileiro Melhor Melhor Série Ficção (TV Aberta) Cine Holliúdy Venceu

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Lançamento da série 'Cine Holliúdy' reúne elenco, autores e diretores». Jornal O Dia (Blogue). Consultado em 13 de maio de 2019 
  2. redação, Da (7 de maio de 2019). «Tudo sobre Cine Holliúdy, série ambientada no Nordeste que estreia nesta terça na Globo». Jornal CORREIO | Notícias e opiniões que a Bahia quer saber. Consultado em 8 de maio de 2019 
  3. «Cine Holliúdy | Série TV Globo». GSHOW. Consultado em 8 de maio de 2019 
  4. «Edmilson Filho e Letícia Colin estrelam a série 'Cine Holliúdy'». Gshow. Consultado em 7 de janeiro de 2018 
  5. «Personagens de Lorena Comparato e Luisa Arraes trocam de corpos na série 'Cine Holliúdy'». Extra Online. Consultado em 10 de novembro de 2022 
  6. a b Povo, O. (4 de dezembro de 2023). «Série Cine Holliúdy é cancelada pela Globo após três temporadas». O POVO (em Portuguese). Consultado em 7 de dezembro de 2023 
  7. G1 Vale do Paraíba e Região (7 de maio de 2019). «Areias vira cenário para gravações de 'Cine Holliúdy', nova série da Globo». G1.com 
  8. Patrícia Kogut (14 de janeiro de 2020). «Bianca Bin fará 'Cine Holliúdy' na Globo». O Globo. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  9. «Bianca Bin é confirmada no elenco da nova temporada de Cine Holliúdy». Spinoff. 14 de janeiro de 2020. Consultado em 14 de janeiro de 2020 
  10. «Programa de Sandra Annenberg completa cinco anos na Globo». UOL. 9 de agosto de 2019. Consultado em 9 de agosto de 2019 
  11. Patrícia Kogut (14 de janeiro de 2020). «Bianca Bin fará 'Cine Holliúdy' na Globo». O Globo. Consultado em 24 de fevereiro de 2021 
  12. Patrícia Kogut (7 de abril de 2022). «Sem acordo com a Globo, Bianca Bin deixa a série 'Cine Holliúdy' e já tem substituta. Entenda». O Globo. Consultado em 7 de abril de 2022 
  13. «Último episódio de Cine Holliúdy conta com participações especiais - Verso». Diário do Nordeste. 18 de julho de 2019. Consultado em 30 de janeiro de 2022 
  14. Folhapress (23 de junho de 2020). «Série 'Cine Holliúdy' será reprisada na Globo em julho no lugar de 'Aruanas'». OTempo. Consultado em 24 de junho de 2020 
  15. «Globo lança 2ª temporada de 'Cine Holliúdy' com sessão de cinema especial». Revista Quem. 18 de junho de 2022. Consultado em 19 de agosto de 2022 
  16. «Terceira temporada de 'Cine Holliúdy' estreia em abril». TV Globo. 10 de abril de 2023. Consultado em 12 de abril de 2023 
  17. Bravo, Zean (1 de abril de 2023). «Alexandre Borges encarna o diabo na série 'Cine Holliúdy' e surge em cena com uma 'serpente' no rosto». Extra. Consultado em 10 de abril de 2023 
  18. «Ingrid Guimarães participa do segundo episódio de 'Cine Holliúdy'; veja spoiler!». Gshow. 14 de maio de 2019. Consultado em 14 de maio de 2019 
  19. «Miguel Falabella participa de 'Cine Holliúdy' como pai de Marylin, interpretada por Letícia Colin». Gshow. 25 de junho de 2019. Consultado em 25 de junho de 2019 
  20. «Ney Latorraca revive conde Vlad, da novela 'Vamp', em 'Cine Holliúdy': 'Vi como é forte o personagem'». Gshow. 16 de julho de 2019. Consultado em 16 de julho de 2019 
  21. «Gero Camilo faz participação em 'Cine Holliúdy' e se envolve em confusão com personagem de Matheus Nachtergaele». Extra. 10 de setembro de 2022. Consultado em 10 de setembro de 2022 
  22. «Luíza Tomé volta à Globo na série "Cine Holliúdy"». Na Telinha. 3 de agosto de 2022. Consultado em 28 de setembro de 2022 
  23. «Eduardo Sterblitch surge com visual diferentão na série 'Cine Holliúdy'». Extra. 24 de setembro de 2022. Consultado em 24 de setembro de 2022 
  24. «Nanda Costa conta como foi participar de "Cine Holliúdy"». O Popular. 17 de outubro de 2022. Consultado em 18 de outubro de 2022 
  25. «Lucas Veloso diz ter se inspirado no pai, Shaolin, para viver um bandido disfarçado de mulher na série 'Cine Holliúdy'». Extra. 24 de outubro de 2022. Consultado em 24 de outubro de 2022 
  26. Bravo, Zean (22 de maio de 2023). «Ex-BBB Linn da Quebrada interpreta uma mulher sedutora que vira a cabeça do protagonista de 'Cine Holliúdy'». Extra. Consultado em 22 de maio de 2023 
  27. «Francis e Biro Lee lutam contra epidemia de piolho na cidade». Globo Imprensa. 30 de maio de 2023. Consultado em 30 de maio de 2023 
  28. Kogut, Patrícia (10 de junho de 2023). «Vladimir Brichta surgirá muito diferente em 'Cine Holliúdy'. Saiba como será o personagem». O Globo. Consultado em 10 de junho de 2023 
  29. Bravo, Zean (21 de junho de 2023). «Sucesso nas redes, o influenciador Max Petterson atua na série 'Cine Holliúdy'». Extra. Consultado em 21 de junho de 2023 
  30. Santiago, Anna Luiza (4 de julho de 2023). «Samantha Schmütz volta à Globo para participação em 'Cine Holliúdy'. Saiba o papel». O Globo. Consultado em 4 de julho de 2023 
  31. Bravo, Zean (13 de julho de 2023). «A atriz Heloisa participa do último episódio da temporada da série 'Cine Holliúdy'». Extra. Consultado em 13 de julho de 2023 
  32. REDAÇÃO (8 de maio de 2019). «Estreia de Cine Holliúdy rende à Globo melhor ibope pós-novela de 2019». Notícias da TV. Consultado em 24 de agosto de 2022 
  33. «Último episódio de "Cine Holliúdy" tem segunda pior audiência da temporada». NaTelinha. Consultado em 24 de agosto de 2022 
  34. Redação; TV, Memoria da (17 de agosto de 2020). «Confira a Tabela de Audiência da série "Cine Holliudy" de 2019». memoriadatv.com.br. Consultado em 24 de agosto de 2022 
  35. Costa, Fábio. «Reestreia de Cine Holliúdy eleva audiência da noite de terça na Globo». observatoriodatv.uol.com.br. Consultado em 24 de agosto de 2022 
  36. «Globo tem melhor terça em 17 semanas com estreia de Cine Holliúdy». TV Pop. 24 de agosto de 2022. Consultado em 24 de agosto de 2022 
  37. Redação (28 de abril de 2023). «Consolidados de São Paulo, quinta-feira, 27/04/2023». Portal Alta Definição. Consultado em 29 de maio de 2023 
  38. Redação (14 de julho de 2023). «Consolidados de São Paulo, quinta-feira, 13/07/2023». Portal Alta Definição. Consultado em 14 de julho de 2023 
  39. «'Troféu Domingão – Melhores do Ano 2019': veja a lista oficial dos indicados ao prêmio e VOTE». Gshow. Consultado em 10 de novembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.