Cinema da Tailândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A indústria cinematográfica e os filmes produzidos na Tailândia são semelhantes aos filmes produzidos na Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Vietnã. A "época de ouro" foi o período pós segunda guerra e na década de 1970 teve uma grande produção de filmes nacionais tailandeses. Hoje em dia a arte no país vive uma nova onda com diretores como Nonzee Nimibutr, Pen-Ek Ratanaruang e Apichatpong Weerasethakul, e também com o herói de filmes de ação Tony Jaa que é uma espécie de "Bruce Lee" do Muay Thay. O cinema tailandês possui vários filmes premiados em festivais como Wonderful Town - "Las Palmas Film Festival" em 2007; Ploy - "Cannes Film Festival" em 2008; Uncle Boonmee Who Can Recall his Past Lives - "Cannes Film Festival" em 2010;

O início[editar | editar código-fonte]

O cinema da Tailândia começou quando o rei Chulalongkorn em 1897 foi a Berna na Suíça e assistiu uma filmagerm gravada pelo francês Francois-Henri Lavancy-Clarke e se interessou pela arte. Levou para a Tailândia equipamentos e passaram a exibir filmes estrangeiros e somente em 1920 foram feitas os primeiros rascunhos de filmes.

A época de ouro[editar | editar código-fonte]

Na década de 1930 a indústria cinematográfica tailandesa teve sua "época de ouro" e surgiram os primeiros estúdios de produção de filmes. Após a Segunda Guerra Mundial ouve um ressurgimento da indústria cinemátográfica tailandesa com a chegada de equipamentos que filmavam em 16 mm.

As últimas décadas[editar | editar código-fonte]

Depois de décadas em baixa, na década de 1970 houve uma explosão de filmes produzidos localmente, pois o governo tailandês impôs um pesado imposto sobre os filmes importados em 1977 o que levou a um boicote da Tailândia por estúdios de Hollywood. Para pegar a folga centenas filmes tailandeses foram feitos somente nos anos seguintes, muitos desses filmes foram filmes de ação de baixo grau e foram ridicularizadas por críticos e estudiosos como "nao nam" ou "água podre". No final da década de 1990, a Tailândia teve a sua "nova onda" com diretores como Nonzee Nimibutr, Ratanaruang Pen-Ek e Apichatpong Weerasethakul e também com o herói de ação Tony Jaa.

Filmes da Tailândia[editar | editar código-fonte]

Os primeiros filmes da Tailândia[editar | editar código-fonte]

Filmes da décadas de 1970 e 1980[editar | editar código-fonte]

Filmes das décadas de 1990 e 2000[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]