Cinema da década de 2010

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde outubro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2016).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde maio de 2016).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

O cinema da década de 2010 é o realizado ainda na atualidade. Sem muitas diferenças com o cinema da década anterior, o da nova década pode ser considerado uma "continuação" do antigo. É a década que mantém oito dos filmes atualmente contidos na lista das dez maiores bilheterias da história do cinema, sendo esses filmes Star Wars: O Despertar da Força, Jurassic World, Os Vingadores, Velozes e Furiosos 7, Vingadores: Era de Ultron, Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, Frozen e Homem de Ferro 3 (e com a maioria destes tendo sido lançados em 2015 [1]. Pode ser destacada como a década que deu início à "explosão" dos Universos Cinematográficos, com o enorme sucesso comercial de Os Vingadores, em 2012, assim como de todo o Universo Marvel Cinematográfico[2]. Com a maior democratização das câmeras digitais, há um constante crescimento no número de filmes independentes nessa década, desde filmes de terror, como A Bruxa, ou documentários, como Quebrando o Tabu. A popularização de serviços de streaming de vídeos, como a Netflix[3] e até mesmo o Youtube[4] fez com que diversas produções sem muito apelo comercial pudessem ser veiculadas facilmente.

2011[editar | editar código-fonte]

O Discurso do Rei vence o Oscar de Melhor Filme, além de outros 3 Prêmios da Academia[5]. A saga Harry Potter chega ao fim nos cinemas, com Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2, se tornando a maior franquia de filmes da história até o momento[6]. A Árvore da Vida, de Terrence Malick, vence a Palma de Ouro no Festival de Cannes[7].

2012[editar | editar código-fonte]

O Artista vence o Oscar de Melhor Filme, além de outras 4 estatuetas [8]. O Universo Cinematográfico Marvel se estabelece definitivamente, com o lançamento de Os Vigadores, que assume a terceira maior bilheteria de toda a história do cinema na época[9]. A Saga Crepúsculo se encerra, com A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2[10]. Peter Jackson retorna para a direção de filmes sobre a Terra Média, com O Hobbit: Uma Jornada Inesperada[11]. É lançado Jogos Vorazes, filme que daria início a uma das franquias mais lucrativas da Lionsgate[12]. Amour, de Michael Haneke, vence a Palma de Ouro[13].

2013[editar | editar código-fonte]

Argo vence o Oscar de Melhor Filme, além do prêmio de Melhor Roteiro Adaptado[14]. Frozen, considerado pela crítica como o melhor filme da Disney atualmente e atual nona maior bilheteria da história do cinema, é lançado [15]. Homem de Ferro 3, atual décima maior bilheteria da história do cinema, é lançado [16]. O Universo Estendido DC é iniciado, com Homem de Aço [17]. Azul é A Cor Mais Quente vence a Palma de Ouro[18].

2014[editar | editar código-fonte]

12 Anos de Escravidão vence o Oscar de Melhor Filme, além outras duas estatuetas[19]. A franquia O Hobbit é encerrada, com O Hobbit: A Batalha dos 5 Exércitos[20]. São anunciados diversos Universos Compartilhados, pelas maiores produtoras de Hollywood[21]. Transformers: A Era da Extinção se torna a maior bilheteria do ano[22]. O Universo Cinematográfico Marvel supera a franquia Harry Potter nas bilheterias norte-americanas, com Capitão América 2: O Soldado Invernal[23]. Winter Sleep vence a Palma de Ouro[24].

2015[editar | editar código-fonte]

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) vence o Oscar de Melhor Filme, além de outras 3 estatuetas[25]. A franquia Jurassic Park é revivida com Jurassic World, atual quarta maior bilheteria da história do cinema[15]. Velozes e Furiosos 7 se torna a atual sexta maior bilheteria da história do cinema[15]. Vingadores: Era de Ultron se torna a sétima maior bilheteria da história do cinema[15]. A Pixar volta a produzir filmes originais após 3 anos produzindo somente continuações, com Divertida Mente[26]. A franquia Star Wars retorna aos cinemas, com Star Wars: O Despertar da Força, atual terceira maior bilheteria da história do cinema e um dos únicos três filmes a ultrapassar a barreira de 2 bilhões de dólares[15]. Os Dez Mandamentos, filme com maior audiência no Brasil, é lançado[27]. Dheepan vence a Palma de Ouro[28].

Fontes[editar | editar código-fonte]

  1. http://top10mais.org/top-10-maiores-bilheterias-de-cinema-de-cinema-da-historia/
  2. http://nerdiva.com.br/qual-e-a-ordem-do-universo-marvel-no-cinema/
  3. http://neflix.com.br
  4. http://www.tecmundo.com.br/google/35673-bons-resultados-financeiros-da-google-se-devem-ao-crescimento-do-youtube-e-das-plataformas-moveis.htm
  5. http://oscar.go.com/news/oscar-history
  6. https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/marvel-supera-harry-potter-como-franquia-de-maior-bilheteria-do-cinema/
  7. http://g1.globo.com/festival-de-cannes/2011/noticia/2011/05/arvore-da-vida-leva-palma-de-ouro-em-cannes.html
  8. http://oscar.go.com/news/oscar-history
  9. http://virgula.uol.com.br/tvecinema/os-vingadores-tem-a-terceira-maior-bilheteria-de-todos-os-tempos/
  10. http://www.imdb.com/title/tt1673434/?ref_=nv_sr_2
  11. http://www.imdb.com/title/tt0903624/
  12. http://www.imdb.com/title/tt1392170/
  13. http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2012/05/27/michael-haneke-ganha-palma-de-ouro-com-amour-na-estrada-de-salles-fica-sem-premios.htm
  14. http://oscar.go.com/news/oscar-history
  15. a b c d e http://top10mais.org/top-10-maiores-bilheterias-de-cinema-de-cinema-da-historia/
  16. http://top10mais.org/top-10-maiores-bilheterias-de-cinema-de-cinema-da-historia/
  17. https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/o-homem-de-aco-da-frigideira/
  18. http://cinema.uol.com.br/noticias/reuters/2013/12/05/vencedor-da-palma-de-ouro-azul-e-a-cor-mais-quente-retrata-romance-lesbico.htm
  19. http://oscar.go.com/news/oscar-history
  20. http://www.imdb.com/title/tt2310332/
  21. https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/warner-oficializa-os-filmes-da-dc-comics-ate-2020/
  22. http://cinepop.com.br/transformers-4-chega-ao-brasil-apos-se-tornar-maior-bilheteria-do-ano-73502
  23. https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/marvel-supera-harry-potter-como-franquia-de-maior-bilheteria-do-cinema/
  24. http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2014/05/winter-sleep-leva-palma-de-ouro-do-festival-de-cannes.html
  25. http://oscar.go.com/news/oscar-history
  26. http://www.pixar.com/
  27. http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/04/1759482-os-dez-mandamentos-bate-recorde-de-bilheteria-esgotando-salas-vazias.shtml
  28. http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/frances-dheepan-vence-palma-de-ouro-em-cannes-16248444