O Cinema Falado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cinema falado)
Ir para: navegação, pesquisa
O Cinema Falado
 Brasil
1986 •  cor •  112 min 
Direção Caetano Veloso
Roteiro Caetano Veloso
Elenco Guilherme Araújo
Guel Arraes
Júlio Bressane
Regina Casé
Género experimental
Idioma português
Página no IMDb (em inglês)
Caetano Veloso (2005).jpg

O Cinema Falado é um filme brasileiro de 1986, dirigido pelo compositor Caetano Veloso. "O Cinema Falado" é a unica obra cinematográfica do artista bahiano. Lançado no formato DVD em 2003.

Com uma linguagem experimental e completamente focado na palavra, o experimental se mescla ao documental. Textos para serem ditos: de prosa e de poesia, de filosofia, escritos pelo próprio diretor ou por seus escritores prediletos. Pessoas de quem ele gosta, atores com quem convive. Exercícios de som e de fotografia, um pouco de dança e de teatro. Lugares onde mora, na realidade ou na lembrança. Caetano define o filme como: "ensaio de ensaios de filmes possíveis para mim e para outros.,, Quase 100% composto de falações ou teóricas ou poéticas ou poético-teóricas, mas ditas em meio a uma ação relativamente indefinida e mais ou menos indiferente ao que o texto está dizendo"

O elenco se confunde entre atores e figuras icônicas na vida do compositor. Integram o longa nomes como Dona Canô Veloso, Paula Lavigne, Dedé Veloso, Regina Casé, Julio Bressane, Hamilton Vaz Pereira, Dadi Carvalho, Guilherme Araujo, Mauricio Mattar entre outros,

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.