Cinha Jardim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Cinha Jardim
Nome completo Maria da Graça de Sousa Pereira Jardim
Nascimento 22 de dezembro de 1956 (64 anos)
Beira, Moçambique
Nacionalidade Portugal Portugal

Cinha Jardim, nome profissional de Maria da Graça de Sousa Pereira Jardim, (Beira, Moçambique; 22 de Dezembro de 1956) é uma socialite portuguesa.[1]

Cinha Jardim é filha do engenheiro e empresário Jorge Jardim, uma destacada figura dos últimos anos do Estado Novo, radicado em Moçambique, para onde foi como espião de Salazar e autor do livro Moçambique, Terra Queimada. É a oitava de 12 irmãos biológicos — nove raparigas e três rapazes — e ainda uma irmã adotada, de ascendência chinesa. Foi em Moçambique que cresceram e estabeleceram raízes. Cinha tinha 26 anos quando o seu pai morreu, em 1982.

Em finais dos anos 80 casa com o empresário do Porto Raúl Leitão. Deste casamento, nasceram as suas únicas filhas: Catarina Jardim Leitão, mais conhecida por Pimpinha Jardim e Carolina Jardim Leitão, conhecida como Isaurinha.[2]

O casal divorciou-se na primeira metade dos anos 90. Cinha Jardim e as filhas mudaram-se para Lisboa. Teve um romance com Pedro Santana Lopes, à época ex-Secretário de Estado de Aníbal Cavaco Silva, que foi intensamente acompanhado pelos media.

Foi comentadora televisiva sobre futebol, organizou festas e eventos, apresentou talk shows, entre outras atividades.

Participou em dois reality shows portugueses, da estação televisiva TVI: Quinta das Celebridades e Big Brother Famosos 1; teve uma rubrica no programa Você na TV!, com Lili Caneças e Flávio Furtado, e teve outra no programa As Tardes da Júlia, com Duarte Siopa e Pedro Ramos e Ramos.

No dia 12 de Março de 2010, nasceu o seu primeiro neto, Francisco Maria, filho de Pimpinha Jardim e Francisco Spínola. Foi comentadora do programa Big Brother VIP da TVI às quartas-feiras no Extra, onde foi concorrente em 2002. Visitou a Casa do Big Brother VIP na Gala do dia 7 de Julho de 2013, fincando lá a dormir até ao dia seguinte.

Foi comentadora do "Late Night Secret" do Secret Story 7, do Secret Story: O Reecontro e ainda da rubrica "crónica social" no programa de Manuel Luís Goucha, Você na TV!

Atualmente é comentadora do Big Brother - Duplo Impacto na TVI .


Controvérsias[editar | editar código-fonte]

A 26 de abril de 2018, a Associação Internacional de Gays e Lésbicas de Portugal comunicou que interpôs uma queixa junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, atendendo à socialite se ter referido coloquialmente a dois concorrentes da "Casa dos Segredos" como "paneleirotes".[3]

Referências