Babuíno-amarelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cinocephalo)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPapio cynocephalus[1]

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [2]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Cercopithecinae
Gênero: Papio
Espécie: P. cynocephalus
Nome binomial
Papio cynocephalus
(Linnaeus, 1766)
Distribuição geográfica

Papio cynocephalus, ou babuíno-amarelo é uma espécie de babuíno, um Macaco do Velho Mundo.O nome científico, vem do grego, e significa, literalmente, "cabeça de cachorro", devido a forma de sua cabeça e focinho. Possui um corpo esguio, com longos braços e pernas, e pelagem de cor amarela-amarronzada. Lembra Papio ursinus, mas é menor e seu focinho não é tão alongado. A face é sem pelos, e de cor preta, de cor branca, nos lados.T Machos podem ter até 84 cm de comprimento, e as fêmeas, 60 cm. A cauda pode ter quase o mesmo comprimento do corpo. Vivem até os 30 anos de idade.

P. cynocephalus no Parque NacionalAmboseli, Quênia
P. cynocephalus no Parque Nacional South Luangwa, Zâmbia
Nas árvores, no Parque Nacional de Serengeti, Tanzânia

P. cynocephalus habita savanas e florestas abertas do leste da África, do Quênia e Tanzânia até o Zimbábue e Botswana. É um animal diurno, terrestre e vive em grupos complexos de até 200 indivíduos. É onívoro, se alimentando de frutos principalmente, mas se alimenta de outras partes das plantas, como flores e folhas. Babuínos são oportunistas para se alimentar.

Possuem pelo menos, 10 tipos de vocalizações para se comunicar. Quando viajando em grupo, os machos dominantes ficam na frente, fêmeas e jovens ficam no meio, e os machos subalternos ficam na retaguarda. Por formarem hierarquias, os babuínos apresentam comportamentos interessantes, de forma a evitar confrontos e retaliações. Por exemplo: machos frequentemente são vistos usando infantes como forma de se protegerem de um macho mais agressivo. O macho segura o filhote, de forma que acalma o dominante agressivo.

Babuínos possuem um papel importante na dispersão de sementes.Podem ser predados por leões e leopardos, mas também podem predar animais de pequeno porte.

Existem três subespécies de P. cynocephalus

  • Papio cynocephalus cynocephalus
  • Papio cynocephalus ibeanus
  • Papio cynocephalus kindae

Referências

  1. Groves, C.P. (2005). Wilson, D. E.; Reeder, D. M, eds. Mammal Species of the World 3.ª ed. Baltimore: Johns Hopkins University Press. 166 páginas. ISBN 978-0-8018-8221-0. OCLC 62265494 
  2. Kingdon, J., Butynski, T. M. & De Jong, Y. (2008). Papio cynocephalus (em inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN. 2012. Página visitada em 02 de abril de 2013..
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Yellow Baboon
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Babuíno-amarelo
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Velho Mundo ou Hominoidea, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.