Cintura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Cintura (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Linha de cintura de obeso.

Cintura é a parte do corpo dos vertebrados onde articulam-se os membros. Os membros superiores encontram-se associados à cintura escapular que são o tórax, abdômen ou abdómen e a pelve ou pélvis. Enquanto os inferiores são inseridos na cintura pélvica que é o quadril, pernas, coxas, e pés. As cinturas podem apresentar também certo grau de rotação em relação ao eixo da coluna vertebral, amplificando os movimentos dos membros.

No vocabulário popular, reconhece-se como cintura apenas a cintura pélvica, mais especificamente a constricção acima do quadril, entre a parte posterior da caixa torácica e o osso da pelve.

Recorde[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a RankBrasil registrou o recorde de menor cintura do país, no dia 10 de agosto de 2014, para a curitibana Narumi Sloski Nataiama, com apenas 47 cm de circunferência[1].

Referências

  1. A menina com a menor cintura do Brasil do site Macaco Velho / Terra
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.