Cyprinidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ciprinídeo)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCiprinídeo
Harlequin rasbora
Harlequin rasbora
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Cypriniformes
Família: Cyprinidae
Géneros
Ver texto
Kinguio (Carassius auratus)

A família dos Ciprinídeos[1] (ou Cyprinidae), cujo nome provém do nome em grego do peixinho-dourado, é uma família de peixes teleósteos que inclui as carpas. É a maior família de peixes de água doce, com mais de 2000 espécies distribuídas por mais de 200 géneros. A família pertence à ordem dos Cypriniformes.

Os peixes desta família são originários da América do Norte, África, e Eurásia. O maior peixe desta família é o Barbo gigante (Catlocarpio siamensis), que pode atingir 3 m de comprimento, mas muitas espécies são menores que 5 cm.

Possuem boca protrátil (alonga-se para a frente) e dentes na faringe. Todos os peixes desta família são ovíparos, e a maioria não guarda os seus ovos. No entanto, existem algumas espécies que constroem ninhos e/ou guardam os ovos.

Muitas das espécies são importantes para a alimentação, quer para pesca ou aquacultura, e outras são utilizadas como peixes de aquário.

Géneros[editar | editar código-fonte]

O indica a que subfamília pertencem os géneros listados. Existe controvérsia sobre o número de subfamílias desta família, e a que subfamília pertencem determinados géneros.

Referências

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Cyprinidae
Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.