Ciropédia
Ciropédia (do grego Κύρου παιδεία, trans. Kúrou paideía; lit. "A educação de Ciro") é uma biografia parcialmente ficcionista de Ciro, o Grande, escrita pelo ateniense Xenofonte.
Conteúdo[editar | editar código-fonte]
No essencial, a Ciropédia é "um romance político, que descreve a educação do líder ideal, educado para reinar como um déspota benevolente sobre os seus súbditos, que o admiram".[1]
Embora seja geralmente aceite que Xenofonte "não tinha intenção de escrever a Ciropédia como se de História se tratasse", não está claro a que género literário esta obra pode pertencer. A sua viabilidade como uma fonte para o estudo da Pérsia Aqueménida tem sido repetidamente posta em causa, e verificou-se que numerosas descrições de eventos ou de pessoas que contem estão erradas. Foi também determinado que outros aspectos são anacronísticos ou estão enviesados.
Xenofonte (c. 430 – 355 a.C.) não foi contemporâneo de Ciro (c. 580 – 530 a.C.) e é provável que pelo menos algumas das observações do historiógrafo sejam baseadas em eventos que ocorreram anos mais tarde na corte Aqueménida. É também provável que as histórias do grande Rei tenham sido transmitidas e embelezadas pelos cortesãos persas e que tenham sido estas a base para o texto de Xenofonte.
Embora a obra narre toda a vida de Ciro, o Grande, apenas o primeiro dos seus 8 livros é, estritamente falando, a Ciropédia. O primeiro livro é dedicado à origem e educação de Ciro e à sua estada na corte do seu avô materno, o rei Medo Astíages. Os livros 2 a 7 cobrem a vida de Ciro enquanto vassalo dos Medos. O livro 8 é um ensaio sobre o modo de Ciro governar e sobre as suas visões da monarquia.
Legado[editar | editar código-fonte]
Esta obra era considerada como um clássico na antiguidade: os antigos acreditavam que Xenofonte a tinha escrito em resposta à República de Platão, ou vice versa, e as Leis de Platão parecem referir-se à Ciropédia. Diz-se também que Cipião, o Africano trazia sempre consigo uma cópia da Ciropédia[2].
Notas[editar | editar código-fonte]
Edições em Português[editar | editar código-fonte]
Ciropédia: A Educação de Ciro, Ed. Sementes de Mudança, 2008, ISBN 978-989-95648-4-8