Cissampelos sympodialis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Como ler uma infocaixa de taxonomiaCissampelos sympodialis
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ranunculales
Família: Menispermaceae
Género: Cissampelos
Espécie: C. sympodialis
Nome binomial
Cissampelos sympodialis

A Cissampelos sympodialis é uma espécie de planta da família Menispermaceae. É conhecida popularmente como milona, orelha-de-onça, jarrinha, abuteira e farinha.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É uma espécie da flora brasileira, encontrada do Ceará até o norte de Minas Gerais, ocorrendo principalmente em áreas de semi-árido. Caracteriza-se por folhas peltadas, com as lâminas deltóides, nervação actinodroma-broquidodroma, e o pecíolo espessado nas extremidades. A epiderme é hipoestomática, com células de paredes anticlinais ondeadas na face adaxial e irregularmente sinuosa a ondeada na abaxial. O mesofilo é dorsiventral e o sistema vascular do pecíolo é formado de um anel de feixes isolados colaterais. Esparsos idioblastos de cristais prismáticos foram observados no parênquima peciolar. A morfologia foliar em conjunto com a anatomia da epiderme são caracteres distintivos para Cissampelos sympodialis.

Uso medicinal[editar | editar código-fonte]

A Cissampelos sympodialis Eichl. é uma espécie cujas folhas e raízes são empregadas na medicina popular para combater doenças respiratórias, como asma, fadiga, cansaço e artrite. Estudos conduzidos por pesquisadores brasileiros demonstram a real eficiência da planta como fármaco[1].

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Estudo farmacobotânico de folhas de Cissampelos sympodialis Eichl. (Menispermaceae) Revista Brasileira de Farmacognosia vol.18 n.1 Jan-Mar 2008.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.