Citroën Elysée

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Citroën Elysée
2017 Citroen C-Elysée 1.2 Feel.jpg
Visão Geral
Nomes
alternativos
Citroën c- Elysée
Produção 2002 - presente

2012 - presente (China)

Fabricante Citroën, Grupo PSA
Modelo
Classe Compacto
Carroceria Sedan
Ficha técnica
Motor 1.6i 16v
Transmissão Manual de 5 velocidades ou Automática de 4 velocidades
Modelos relacionados Citroën ZX
Dimensões
Comprimento 4,305 mm
Entre-eixos 2,540 mm
Largura 1,707 mm
Altura 1,413 mm
Peso 1125 kg

O Elysée é um sedan compacto comercializado na China pela Dongfeng Peugeot-Citroën Automobile, uma aliança entre a PSA (grupo Peugeot-Citroën) e o fabricante francês Dongfeng Motor.

Primeira Geração (2002-2013)[editar | editar código-fonte]

A primeira geração do Citroën Elysée surgiu como um restyling de um modelo anterior da marca no mercado chinês (Citroën Fukang). Possuía a plataforma do Citroën ZX e partilhava componentes com os Citroën Saxo e Xsara.

Existia uma versão desportiva com a designação VTS, apenas disponível na cor vermelha, e também uma versão mais luxuosa lançada em 2005 e com o nome VIP (tratava-se de uma variante do Elysée com um aumento de 15 centímetros na distância entre eixos e um interior mais requintado).

C-Elysée I[editar | editar código-fonte]

Em 2008 o modelo sofreu um facelift e alterou a sua designação passando a chamar-se C-Elysée. Foi apresentado no dia 6 de abril de 2008 no Salão Internacional Automóvel de Pequim. O design frontal foi totalmente alterado, tendo sido inspirado pelo Citroën C5 II. Foi melhorado em diversos níveis como ao nível da travagem e da suspensão.

No final do mês de fevereiro de 2009 foi introduzida na gama uma versão hatchback.

Segunda Geração (2012-atualmente)[editar | editar código-fonte]

A 20 de Junho de 2012 foi apresentada a segunda geração do Citroën C-Elysée, juntamente com o Peugeot 301. Uma berlina com 3 volumes destinada principalmente aos países do norte de África, países emergentes e vendido na Europa como um modelo low-cost. É fabricado em Espanha (em Vigo) e na China (em Wuhan). Estão disponíveis motorizações a gasolina e diesel (gasolina: 1.2 VTi e 1.6 VTi; diesel: 1.6 e-HDi) com tração à frente. Possuí 4,440 mm de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,650 mm.

WTCC[editar | editar código-fonte]

Em 2013 a Citroën Racing criou uma nova sub-divisão destinada ao campeonato mundial de carros de turismo (WTCC), a Citroën World Touring Car Team, para a participação da marca na temporada de 2014. O modelo escolhido para a participação no WTCC foi o Citroën C-Elysée, tendo sido feita uma versão de competição para esse efeito.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Citroën Elysée