Ciudad Juárez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o político liberal mexicano, veja Benito Juárez.
México Cidade do Juárez

Ciudad Juárez • Heroica Ciudad Juárez

 
  Cidade  
Cidade do Juárez
Cidade do Juárez
Brasão de armas de Cidade do Juárez
Brasão de armas
Lema: Refugio de la libertad, custodia de la república
Cidade do Juárez está localizado em: México
Cidade do Juárez
Coordenadas 31° 44' 22" N 106° 29' 13" O
Estado Chihuahua
Fundação 8 de dezembro de 1659
Área
- Total 188 km²
Altitude 1 120 m
População
 - Total 1 301 452
Gentílico Juarense
- Fuso horário -7
Código postal 32000
Website www.juarez.gob.mx

Ciudad Juárez é uma cidade do México, no estado de Chihuahua. É uma das maiores cidades do México, contando com cerca de 2.6 milhões de habitantes na região metropolitana, incluindo a vizinha cidade de El Paso, no estado do Texas, Estados Unidos. É a sétima maior região metropolitana do México, foi fundada em 1659 com o nome de Paso del Norte, e abrangia as duas margens do rio Grande. Só em 1848 foi dividida entre o México e os E.U.A., passando o lado mexicano a designar-se Juárez em 1888. Conta com 17 parques industriais, dedicados às Maquiladoras.

A cidade foi classificada, em 2009, como a mais violenta do mundo (chega a desbancar a cidade de Gaza na Palestina), de acordo com a organização civil mexicana Consejo Ciudadano para la Seguridad Pública (CCSP)[1]. Ela é a cidade mais perigosa do México e por este motivo é considerada "Faixa de Gaza mexicana"[2]

O clima de Ciudad Juárez é Desértico e as temperaturas variam muito de uma estação a outra, por isso a cidade é considerada a metrópole mexicana com o clima mais extremo. Possui uma temperatura média de 16,7ºC, e uma amplitude térmica de 22 graus do verão para o inverno. A temperatura mais alta registrada na cidade foi de 46ºC em Julio de 1994 e a mínima de -23ºC em Fevereiro de 2011. a temperatura média de Janeiro o mês mais frio é de 5,3ºC e Julio o mês mais quente é de 27,3ºC.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ciudad Juárez tem estabelecido acordos de geminação com 7cidades:

Feminicídios[editar | editar código-fonte]

Nos anos 2000, casos de desaparecimentos e mortes de mulheres jovens na cidade chamaram a atenção de militantes feministas e de direitos humanos na comunidade nacional e internacional. O número crescente de mortes registrado ao longo da década, as similitudes no perfil das vítimas e a recorrência do modus operandi aplicado aos crimes levaram a que o conceito de feminicídio fosse retomado, ganhando mais destaque.[3] De janeiro de 1993 para o ano de 2012, o número estimado de mulheres assassinadas ascendeu para mais de 700.

Por parte da população foi acusado de passividade das autoridades locais e nacionais, uma vez que em muitos casos não foi esclarecida a responsabilidade de tais crimes. A Corte Interamericana de Direitos Humanos chegou a considerar o Estado Mexicano como um dos principais responsáveis por esses atos. Hoje, há várias organizações não-governamentais que prestam apoio a mães e familiares vítimas de feminicídio como Casa Amiga, Nossas Filhas de Volta para Casa, a Justiça para com as nossas filhas, Rede, Mesa de Mulheres de Ciudad Juárez, entre outras.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 19 de julho de 2010. Arquivado do original em 28 de maio de 2010 
  2. MD-WEBMARKETING. «Diario do MS | Força tarefa reúne oito delegados do Estado após assassinato de policial». www.diariodoms.com. Consultado em 11 de setembro de 2017 
  3. Brasil, ONU Mulheres (2016). Diretrizes Nacionais Feminicídio. Brasília: [s.n.] pp. 130, p. 21 


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ciudad Juárez
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do México é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.