Ciudad de pobres corazones (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Ciudad de Pobres Corazones é uma música do roqueiro argentino Fito Páez. A música foi lançada em 1987, com o álbum Ciudad de Pobres Corazones.

História da Canção[editar | editar código-fonte]

Novembro de 1986. Fito estava no Rio de Janeiro com Charly Garcia, para fazerem um show, quando recebeu a pior notícia da sua vida: tinham assassinado sua avó e sua tia.

É importante esclarecer que Fito perdeu sua mãe quando ele tinha apenas oito meses e foi criado por Zulema Ramirez Paez Belia, avó de Fito Paez, então com 76 anos, e Josefa (Pepa), de 80 anos, sua tia-avó, a quem ele chama de "minha mãe"[1].

O assassinato aconteceu ao meio-dia do dia 7 de novembro de 1986, na casa n. 861 da rua Balcarce, em Rosário. Ambas foram brutalmente assassinadas pelos irmãos Walter e Carlos De Giusti. Paradoxalmente Fito "conhecia" os dois, que, segundo o próprio Fito "eram meio loucos"[2].

As pessoas mais próximas do roqueiro dizem que com a notícia, Fito pulou na cama completamente desolado, e apenas repetia: "Não pode ser, não pode ser, ...". Segundo o próprio Páez, "quando retomei a consciência, eu não sei explicar como deixei o quarto de hotel no Rio em que estava hospedado quando recebi a notícia. Eu destruiu tudo. Foi como um animal enjaulado em sua própria dor. Eu passei o dia todo chorando, bebendo uísque e Lexotanil".

Perseguido pela mídia e preso a uma terrível depressão, fugiu para o Taiti, onde compôs a maioria das músicas do álbum Ciudad de Pobres Corazones. Segundo Fito, "talvez o álbum que nunca quis escrever". Um álbum violento com melodias de pop / rock bastante pesado e letras cheias de impotência e raiva. Canções como "Cidade dos pobres corações" e "Track Track" descrita em forma poética os sentimentos de raiva do autor. É o álbum de carreira com raiva e Fito escuro.

Versões[editar | editar código-fonte]

Prêmios e honrarias[editar | editar código-fonte]

  • Em 2007, o canal VH1 Latinoamérica fez a lista "As maiores canções em espanhol dos anos 80". "Ciudad de pobres corazones" ficou rankeada na 19a posição[6].

Referências

  1. rionegro.com.ar/
  2. diarioveloz.com/ Exclusivo de DiarioVeloz.com: Fito Páez - Amnesia serial y las muertas de su placard (em espanhol)
  3. «Los cien hits del rock nacional, por MTV, Elegidos por la revista Rolling Stone». Lanacion.com.ar 
  4. «La noche de los 100 hits». Lanacion.com.ar 
  5. «Los 100 mejores temas del Rock argentino según MTV y la revista Rolling Stone Argentina». Gratis Música. Gratismusica.org. Consultado em 16 de setembro de 2012. 
  6. esritmo.com/

Links Externos[editar | editar código-fonte]