Cividade de Bagunte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Castro de Bagunte
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d) ()Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Endereço
Coordenadas

A Cividade de Bagunte, ou Castro de Bagunte, localiza-se no município de Vila do Conde, distrito do Porto, em Portugal.[1]

Constitui-se como um dos grandes povoados da Cultura Castreja do noroeste da Península Ibérica e terá sido um centro populacional de apreciáveis dimensões, ombreando com outros povoados como a Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), a Citânia de Briteiros (Guimarães), o Castro das Eiras (Vila Nova de Famalicão) e o Castro de Alvarelhos (Trofa). Como núcleo arqueológico, é um dos mais importantes vestígios históricos do concelho de Vila do Conde.

O Castro de Bagunte encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Em posição dominante no alto de uma elevação proeminente, constitui-se em um povoado fortificado da Idade do Ferro, posteriormente romanizado. Apresentava-se como a guardiã da entrada dos vales dos rios Ave e Este, coadjuvada por um grupo de pequenos povoados do mesmo período, coexistentes na região imediatamente circundante.

Características[editar | editar código-fonte]

Possuía cerca de oitocentas casas, onde habitaram de duas a quatro mil pessoas, distribuídas por uma área com cerca de 325 metros de comprimento por 150 metros de largura.

Possuía, pelo menos, cinco linhas de muralhas, no interior das quais foram identificadas estruturas habitacionais de planta predominantemente circular e retangular, agrupadas em aparentes "quarteirões".

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Património, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.