Clássico AraPuca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Clássico AraPuca
Arapongas x Apucarana
Arapongas 7 vitória(s), gol(s)
Apucarana 11 vitória(s), gol(s)
Empates 12
Total de jogos 30
editar

O Clássico AraPuca é o nome pelo qual é conhecido o duelo paranaense entre os clubes de futebol Arapongas Esporte Clube e Roma Esporte Apucarana.[3]

Depois do Clássico do Café, é o clássico mais tradicional e de maior rivalidade entre dois clubes de futebol do interior do estado do Paraná. Sendo o 5º maior clássico do futebol paranaense.

A rivalidade ultrapassa as quatro linhas, estando presente até mesmo na política das duas cidades, o que torna o clássico ainda mais acirrado.

As duas cidades foram fundadas em épocas próximas, Apucarana em 1944 e Arapongas em 1947, e ficam a cerca de 17 km de distância uma da outra. Tudo isto fez com que o 'Clássico AraPuca' ganhasse grande importância regional no norte do Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

A rivalidade entre o 'Clássico Arapuca' começou com o duelo disputado pelo time do Arapongas Esporte Clube (Fundado em 1974) e o Apucarana Atlético Clube (ACC) - (Fundado em 1975) e que encerrou sua participação no futebol em 1996. No período de 1976 até atualmente, os clubes se enfrentaram 30 vezes, com o time de Apucarana em vantagem nos números, somando onze vitórias, sete derrotas e doze empates.

Arapongas Esporte Clube x Apucarana Atlético Clube[editar | editar código-fonte]

De 1976 até 1991, o clássico “AraPuca” era disputado entre Arapongas Esporte Clube e Apucarana Atlético Clube (AAC), time fundado em 1975 e que encerrou as suas atividades em 1996. Arapongas E.C. e AAC se enfrentaram 15 vezes, com sete vitórias do Apucarana, três do Arapongão e com cinco empates. O primeiro duelo entre as equipes aconteceu em 1976, num amistoso no "Bom Jesus da Lapa”. O jogo terminou empatado por 1 a 1. Zé Roberto fez o gol do Apucarana e Zé Miguel empatou para o Arapongas.

Já o último jogo entre os times ocorreu no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão de 1991, no “Bom Jesus da Lapa”. O Apucarana, apelidado na época de Dragão do Norte, venceu por 1 a 0, com gol do centroavante Índio, aos 4 minutos do segundo tempo.[1]

Estatísticas
Número de jogos 15
Vitórias do Arapongas Esporte Clube 3
Vitórias do Apucarana Atlético Clube 7
Empates 5

Associação Atlética Arapongas x Apucarana Atlético Clube[editar | editar código-fonte]

A Associação Atlética Arapongas foi fundada em 1995 e encerrou as suas atividades em 2002. Um ano antes a equipe araponguense foi vice-campeã da Terceira Divisão do Paranaense, perdendo na final para o Águia, de Mandaguari.

Em 1996, pela Primeira Divisão do Estadual, A. A. Arapongas e Apucarana Atlético Clube empataram por 1 a 1 no Estádio dos Pássaros. Foi o único jogo entre as equipes. Flavinho marcou para o Arapongas e Fabinho empatou para o Apucarana.[3]

Estatísticas
Número de jogos 1
Vitórias do Associação Atlética Arapongas 0
Vitórias do Apucarana Atlético Clube 0
Empates 1

Associação Atlética Arapongas x Roma Esporte Apucarana[editar | editar código-fonte]

A partir de 2001, aconteceram os duelos entre Associação Atlética Arapongas e Roma Apucarana, fundada em 2000. Foram quatro jogos, sendo dois amistosos e dois pelo Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso de 2002. Em 2001, em amistoso em Apucarana, Roma e A.A. Arapongas empataram por um gol.

Em 2002, novamente em jogo amistoso, novo empate por 1 a 1. A partida ocorreu no Estádio dos Pássaros. Também em 2002, aconteceram os confrontos pela Divisão de Acesso. Em Arapongas, o Roma derrotou a Associação Atlética Arapongas por 5 a 4, com gols de César Baiano, Valter, Adriano Cruz, Reinaldo e Ednaldo. Devanir (2), Bila e Borges descontaram para a equipe araponguense. Já em Apucarana, o Roma goleou por 4 a 0, com dois gols de Ednardo e dois de Maurício.[3]

Estatísticas
Número de jogos 4
Vitórias do Associação Atlética Arapongas 0
Vitórias do Roma Esporte Apucarana 2
Empates 2

Arapongas Esporte Clube x Roma Esporte Apucarana[editar | editar código-fonte]

O Arapongas Esporte Clube retorna a disputar o clássico, agora contra o Roma Apucarana, e na Divisão de Acesso de 2009, aconteceram dois empates sem gols em Arapongas e uma vitória do Roma por 2 a 0, no Estádio Bom Jesus da Lapa, em jogo que marcou a inauguração dos refletores. Os gols foram marcados por Warlley e Daniel Marques, cobrando falta.

Em 2010, ano em que as duas equipes conseguiram o acesso para a Primeira Divisão, também ocorreram três partidas. Em Arapongas, na primeira fase da Divisão de Acesso, o time local bateu o Roma por 1 a 0, com gol do volante Geandro. No primeiro turno do hexagonal final, em Arapongas, a equipe da casa venceu por 2 a 1, com gols de Baiano e Diogo, enquanto Fábio descontou para o time de Apucarana. Já no returno, em Apucarana, o Roma venceu por 2 a 1, com gols de Paulo Sérgio e Danielzinho. Diogo fez o gol de honra para os araponguenses.

Já na Primeira Divisão em 2011, foram dois jogos. Em Apucarana, Roma e Arapongas empataram por 1 a 1. O volante Peu fez para o Arapongas e o meia Doriva empatou para a agremiação local. No returno, na “Cidade dos Pássaros”, o Arapongas bateu o Roma por 3 a 2, com gols de Val Ceará, Marcelo Guerreiro e Wellington. Warlley e Paulo Sérgio descontaram para o Tricolor da “Cidade Alta”. No primeiro turno do Estadual de 2012, em Arapongas, Arapongas e Roma empataram por 1 a 1. O lateral-esquerdo Jô fez o gol do Roma e o atacante Léo Itaperuna, de cabeça, empatou para o Arapongas. O último confronto aconteceu no dia 29 de fevereiro do mesmo ano, em que o Arapongas Esporte Clube venceu no placar mínimo a equipe de Apucarana, no estádio Bom Jesus da Lapa.[3]

Estatísticas
Número de jogos 10
Vitórias do Arapongas Esporte Clube 4
Vitórias do Roma Esporte Apucarana 2
Empates 4

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Confronto inicial[editar | editar código-fonte]

O primeiro encontro entre o Arapongas e Apucarana ocorreu em 1976, com empate por 1 a 1.[3]

1976 Apucarana Bandeira apucarana.jpg 1–1 Arapongas Estádio Bom Jesus da Lapa, Apucarana, PR
16:00
Zé Roberto Zé Miguel

Último confronto[editar | editar código-fonte]

O mais recente encontro entre Arapongas e o Roma Apucarana ocorreu no dia 29 de fevereiro de 2012, com vitória do Arapongas por 1 a 0.[2]

29/02/2012 Roma Apucarana Bandeira apucarana.jpg 0–1 Arapongas Estádio Bom Jesus da Lapa, Apucarana, PR
20:30
Fabinho Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33'
Estatísticas Gerais
Número de jogos 30
Vitórias do Arapongas 7
Vitórias do Apucarana 11
Empates 12

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Clássico Arapuca é dividido por duas fases, hoje entre Arapongas e Roma-PR». doricoaopobre.com.br. 16 de outubro de 2012. Consultado em 21 de janeiro de 2014. 
  2. a b «Arapongas vence o Roma por 1 a 0 e mantém o bom aproveitamento». globo.com. 29 de fevereiro de 2012. Consultado em 21 de janeiro de 2014. 
  3. a b c d e «Conheça a história do Clássico "Arapuca"». futebolparanaense.net. 29 de fevereiro de 2012. Consultado em 21 de janeiro de 2014. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.