Clístenes de Sícion

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clístenes de Sícion
Nascimento Século VII a.C.
Sicião
Morte Século VI a.C.
Filho(s) Agarista de Sicião
Ocupação político
Prêmios vencedor da quadriga nos antigos Jogos Olímpicos

Clístenes (em grego: Κλεισθένης) foi tirano de Sícion entre 600 a.C. e 570 a.C., que participou da Primeira Guerra Sacra contra Crisa durante a batalha que destruiu aquela cidade, em 595 a.C. Também teria organizado com sucesso uma contra Argos, devido às atitudes anti-dóricas daquela cidade. Após esta vitória aboliu todos os rapsodistas de Homero, pois estes seriam responsáveis por louvar os cidadãos de Argos.

A principal inovação de seu reinado, mencionada por Heródoto, foi a reforma do sistema tribal na cidade de Sícion. Segundo o historiador, Clístenes teria dado nomes novos a todas as tribos, denominando sua própria tribo (que não era dórica) como soberana, e dando às outras três tribos (dóricas) nomes de animais. Heródoto não aponta, no entanto, exatamente qual teria sido o caráter desta sua reforma. Qualquer que ela tenha sido, sabe-se que foi bem-sucedida, pois todas as tribos mantiveram seus novos nomes por muito tempo, até mesmo depois de sua morte.

Clístenes de Sícion, após vencer a corrida de quadrigas[1][2] convocou todos os gregos que fossem dignos para irem até Sicião, que ele escolheria o marido da sua bela filha, Agariste.[1][2] Os dois principais competidores pela sua mão foram os atenienses, o alcmeônida Mégacles e Hipóclides.[3] Mégacles acabou sendo escolhido[4] depois que Hipóclides se cobriu de ridículo ao dançar bêbado diante de Clístenes.[5]

Entre seus parentes célebres na história da Grécia Antiga estão o seu homônimo, Clístenes de Atenas, e Agariste, mãe de Péricles.

Estima-se que sua morte teria ocorrido por volta de 532 a.C..

Referências

  1. a b Diodoro Sículo, Biblioteca Histórica, Livro VIII, 19.1
  2. a b Heródoto, Histórias, Livro VI, Erato, 126 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]
  3. Heródoto, Histórias, Livro VI, Erato, 128 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]
  4. Heródoto, Histórias, Livro VI, Erato, 130 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]
  5. Heródoto, Histórias, Livro VI, Erato, 129 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Sealey, Raphael. A History of the Greek City States 700-338 B.C. Berkeley: University of California Press, 1976.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um(a) historiador(a) é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.