Clemens Roothaan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Clemens C. J. Roothaan
Clemens Roothaan
Nascimento 1918 (99 anos)
Nijmegen - Países Baixos
Nacionalidade Países Baixos neerlandês

Clemens Roothaan (Nijmegen, Países Baixos, 1918) é um físico e químico neerlandês, ficou conhecido por descobrir as equações de Roothaan.

Concluiu sua tese de Ph.D. em 1950 com Robert Sanderson Mulliken da Universidade de Chicago em química computacional. Na tese ele concluiu que a Teoria dos orbitais moleculares estava incorreta e para comprovar sua teoria ele desenvolveu o que viria a ser chamado de equações de Roothaan. No mesmo ano ele fez parte do departamento de física da mesma universidade. Durante o período de 1962 a 1968 ele foi diretor do centro de computação da Universidade de Chicago e mais tarde foi professor de física e química.

Desde 1988 ele tem sido funcionário dos laboratórios da Hewlett-Packard em Palo Alto, California, onde sua principal contribuição tem sido o desenvolvimento de rotinas matemáticas para o processador Itanium.

Roothaan é membro da Academia Internacional de Ciências Moleculares Quânticas.

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • Roothaan, Clemens C. J. (1991). My Life as a Physicist: Memories and Perspectives (em inglês). [S.l.]: Journal of Molecular Structure: THEOCHEM 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.