Cleonir Paulo Dalbosco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cleonir Paulo Dalbosco
Bispo da Igreja Católica
Bispo de Bagé
Hierarquia
Papa Francisco
Arcebispo metropolita Jacinto Bergmann
Ordem Religiosa Roberto Genuin, O.F.M.Cap.
Atividade eclesiástica
Ordem Ordem dos Frades Menores Capuchinhos
Diocese Diocese de Bagé
Nomeação 26 de setembro de 2018
Entrada solene 16 de dezembro de 2018[1].
Predecessor Gílio Felício
Mandato 2018 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 20 de fevereiro de 1999
Nomeação episcopal 26 de setembro de 2018
Ordenação episcopal 1 de dezembro de 2018
por José Gislon, O.F.M.Cap.
Lema episcopal Eu vim para Servir
Dados pessoais
Nascimento Barros Cassal
25 de setembro de 1970 (53 anos)
Nacionalidade brasileiro
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Cleonir Paulo Dalbosco (Barros Cassal, 25 de setembro de 1970) é o bispo diocesano de Bagé, no Rio Grande do Sul.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cleonir ingressou no seminário em 1987, em Soledade (RS). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Padre Berthier, em Passo Fundo (RS) e Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, em Porto Alegre (RS). Também é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e tem Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera. Em 19 de setembro de 1998, fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Canoas (RS) e, em 20 de setembro do mesmo ano, foi ordenado diácono. Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de fevereiro de 1999.

Foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria (RS) de 1999 a 2005; Guardião da Fraternidade dos Freis Capuchinhos, em Santa Maria; Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, na diocese de Santa Maria; Vigário Provincial e Definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, na Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul; Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores, na Província Sagrada Coração de Jesus (RS); Visitador Apostólico na Congregação dos Clérigos Regulares; Diretor Geral da Pousada dos Capuchinhos, entre outras funções.

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Aos 26 de setembro de 2018 foi nomeado, pelo Papa Francisco bispo da Diocese de Bagé[2]. Sendo celebrante principal, Dom José Gislon, O.F.M.Cap., e co-celebrantes o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, O.F.M. e o Bispo de Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi.

Precedido por
Dom Gílio Felício
Bispo de Bagé
2002 - 2018
Sucedido por
-

Referências

  1. www.jornalminuano.com.br Título ainda não informado (favor adicionar) «Título ainda não informado (favor adicionar)» Verifique valor |url= (ajuda). www.jornalminuano.com.br define data da nomeação do novo bispo [Título ainda não informado (favor adicionar) «Título ainda não informado (favor adicionar)» Verifique valor |url= (ajuda). www.jornalminuano.com.br define data da nomeação do novo bispo 🔗] Verifique valor |url= (ajuda)  Em falta ou vazio |título= (ajuda), 02.10.2018
  2. del Vescovo di Bagé (Brasile), Rinunce e Nomine, 26.09.2018
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.