Cliente (publicidade)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Cliente, em publicidade, refere-se a uma empresa ou organização que contrata uma agência de publicidade para anunciar seu produto ou serviço.

Nas agências, o cliente é chamado de conta, pois representa uma determinada verba publicitária a ser administrada por ela. Nos veículos de comunicação, o cliente recebe o nome de anunciante, já que investe na compra de espaços publicitários para veicular sua propaganda.

O contato do cliente com a agência geralmente é feito através do profissional de marketing da empresa ou organização. Este contata o executivo de contas (também conhecido como atendimento) da agência, e juntos discutem questões relativas à imagem, ao posicionamento, à aceitação do produto/serviço da empresa, bem como as estratégias de publicidade e propaganda para divulgá-lo ou vendê-lo. O executivo de contas, por sua vez, fica encarregado de representar o cliente dentro da agência. Outra forma de contato é a prospecção, onde a agência procura o cliente antes deste procurá-la.