Clima alpino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os Alpes de Valais, regiões típicas do clima alpino

O Clima alpino caracteriza-se por suas baixas temperaturas presentes nas regiões montanhosas da Europa, como dos Alpes, Cárpatos, Cáucaso, Pirineus, Montes Urais, entre outros. Sua característica predominante esta em relação as constantes precipitações de neve[1] , decorrentes das elevadas altitudes destes locais[2] .

Localidades com cadeias de montanhas são uma barreira natural para as correntes úmidas, assim, destaca-se o clima alpino, com invernos longos e frios e verões frescos[1] e dependendo da elevação do cume, suas temperaturas podem ser mais acentuadas ou não, mas geralmente no inverno caem abaixo de zero com formações de montes de neve e depois geleiras, e no verão, a temperatura é mais elevada[3] .

O clima alpino assemelhasse com o clima sub-ártico ou ártico em relação as temperaturas, porém, diferentes quanto a precipitação, pois no primeiro as chuvas são abundantes durante o ano[1] , enquanto o segundo (sub-ártico ou ártico) apresenta baixa precipitação ao longo dos doze meses[3] .

Referências

  1. a b c Livro Italianos no mundo rural paulista Google Books - acessado em 14 de fevereiro de 2015
  2. Climas da Europa#Clima Alpino Site Sua Pesquisa - acessado em 13 de fevereiro de 2014
  3. a b Didattica e Logica#Descrizione dei climi europei: il clima alpino Site Altervista - acessado em 14 de fevereiro de 2015 (em italiano)