Climatizador evaporativo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
nordico-avac.com
Climatizador evaporativo nórdico

Climatizador evaporativo ou climatizador por evaporação é um equipamento que tem como característica reduzir a temperatura do ar utilizando o processo de evaporação da água.

Trata-se de um equipamento formado basicamente por um ventilador, uma bomba de água, um reservatório e células de um papel especial que não absorve a água.

O ar externo é puxado pela força do ventilador, passando pelas células de papel, que são constantemente molhadas pela água do reservatório, circulada pela bomba de água. O ar externo, seco e quente, absorve umidade e tem sua temperatura reduzida pelo processo de evaporação da água, resultando em um ar mais úmido e frio que o ar externo.

A temperatura resultante não é controlada ou constante, pois depende de fatores externos não controláveis, como temperatura e umidade do ar exterior.

Esse tipo de equipamento tem se tornado comum em áreas com grande concentração de pessoas ou ambientes industriais, pois torna o ar mais facilmente respirável, além de permitir que o ambiente fique completamente aberto, unindo uma ventilação adequada a um processo de redução de temperatura do ar.

Mitos do sistema de climatização evaporativa[editar | editar código-fonte]

É preciso ficar atento ao sistema de resfriamento evaporativo que ao contrário dos sistemas de aspersão de gotículas, não lançam névoas no ambiente, podendo ser utilizados na maioria dos ambientes.

Climatizador industrial[editar | editar código-fonte]

Embora com nome diferente, os climatizadores industriais utilizam o mesmo sistema de funcionamento do resfriamento evaporativo. O nome se dá apenas em decorrência do local de uso do climatizador em ambientes industriais que precisam geralmente de uma maior potência e poder de climatização.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Termodinâmica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.