Climograma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Climograma é uma forma de representação gráfica do clima, o qual permite de uma maneira simples e eficaz a verificação da sazonalidade climática de determinada região. É útil também para identificar e comparar as variedades climáticas de diversas regiões do globo terrestre. Essa representação gráfica possibilita também evidenciar a possibilidade de desenvolvimento, adaptação, instalação e expansão de uma espécie em determinados locais.

Para sua construção sob a forma gráfica, são colocados no eixo das abscissas (x) as médias mensais precipitação, geralmente em milímetros (mm), e no eixo das ordenadas (y) as médias mensais da temperatura (ºC). Na base do gráfico são colocados os 12 meses do ano, e unindo-se os 12 pontos referentes a cada mês aos respectivos índices de chuva e a temperatura média, podem ser visualizadas as variações mensais pluviométricas e da temperatura de cada lugar, bem como suas correlações. No caso do climograma tropical, as maiores temperaturas e chuvas ocorrem no verão e os menores índices pluviométricos(chuvas)ocorrem no inverno.


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.