Club Atlético Unión

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Unión de Santa Fe
Escudo del Club Atlético Unión.svg
Nome Club Atlético Unión
Alcunhas Tatengues, El Tate
Torcedor/Adepto Tatengues ou Unionistas
Fundação 15 de abril de 1907 (110 anos)
Estádio Estádio 15 de Abril
Capacidade 27.000
Localização Santa Fé, Argentina
Presidente Argentina Luis Spahn
Treinador Argentina Leonardo Madelón
Patrocinador Argentina Flecha Bus
Material (d)esportivo França TBS
Competição Primera División
Website clubaunion.com.ar
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Club Atético Unión (Também conhecido como Unión de Santa Fe) é um clube do futebol argentino da cidade de Santa Fé, capital da província de Santa Fé. Atualmente disputa a Primera División do Campeonato Argentino de Futebol.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado no dia 15 de abril de 1907. Em 1966 ganhou pela primeira vez o acesso a Primera División Argentina. Jogou nesta por vários anos alternando com períodos na segunda divisão. Suas cores são o branco e o vermelho. Atualmente disputa a Primeira Divisão argentina.

Os jogadores mais conhecidos da história da equipe são Leopoldo Luque, campeão mundial com a Argentina na copa de 1978, e Nery Pumpido, goleiro também campeão do mundo no México em 86.

Em 1979, o clube conseguiu o seu melhor resultado no Campeonato Argentino, quando chegou até a final e foi derrotado pelo River Plate, obtendo o vice-campeonato e garantindo ascesso a Copa Libertadores da América de 1980, sendo eliminado na primeira fase da competição.

Na temporada 2010-11, o clube realizou um grande campanha na Primera B Nacional (Segunda Divisão Nacional) onde conseguiu o vice-campeonato e consequentemente o acesso direto à Primeira Divisão do Campeonato Argentino de Futebol, depois de 7 temporadas na Segunda Divisão.

Na quarta rodada da Temporada 2011-12 da Primeira Divisão, o clube conseguiu um grande feito ao derrotar o seu maior rival Colón de Santa Fé, por 2 a 0 na casa do rival. Depois de permanecer duas temporadas na Primeira Divisão, na temporada 2012-13 o clube não conseguiu fazer uma boa campanha e acabou rebaixado para Primera B Nacional, equivalente a segunda divisão da Argentina.

Torcida e Estádio[editar | editar código-fonte]

Os torcedores do Unión são conhecidos como Tatengues ou Unionistas, sendo muito popular entre os moradores da cidade de Santa Fé e arredores, tendo em torno de 18 mil sócios. Seu estádio, que tem capacidade para aproximadamente 27 mil espectadores, tem o nome de 15 de Abril e foi inaugurado em 29 de Abril de 1929.

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

Seu maior rival é o Colón de Santa Fé, clube da mesma e as duas equipes fazem o chamado Clássico Santafesino.

* Atualizado em 23 de abril de 2016 [1] [2]

Estatísticas
Número de partidas 105
Vitórias do Club Atlético Unión 37
Vitórias do Club Atlético Colón 31
Empates 37
Número de gols do Unión 128
Número de gols do Colón 116

Também possui rivalidades com o Newell's Old Boys e com o Rosario Central, ambos clubes da cidade de Rosário que fica na mesma província e é uma das maiores cidades argentinas e que disputa com Santa Fé a hegemonia política e econômica sobre a província de Santa Fé.

Outros esportes[editar | editar código-fonte]

No clube também se praticam outros esportes como esgrima, basquetebol, hockey, Tiro com arco, bocha, voleibol, pólo, patinação, karatê, natação, cricket e softball.

A Equipe de Basquete participa atualmente na TNA (Segunda Divisão) na Liga Nacional de Básquet. Carlos Delfino, atual jogador da NBA e campeão olímpico com a seleção Argentina em Atenas 2004, começou sua carreira no clube.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanhas de Destaque[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Club Atlético Unión


Bandeira de ArgentinaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol argentinos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. http://www.ole.com.ar/futbol-primera/Profesionalismo-puro_0_1427257602.html
  2. http://www.ellitoral.com/index.php/especiales/elclasico