Club Deportivo Armenio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Deportivo Armenio
Club-deportivo-armenio-logo.png
Nome Club Deportivo Armenio
Alcunhas Tricolor
La Diáspora (A Diáspora)
Torcedor(a)/Adepto(a) Tricolor
Fundação 02 de novembro de 1962 (60 anos)
Capacidade 10 500 espectadores[1][2]
Localização Buenos Aires,  Argentina
Mando de jogo em Estadio Armenia
Presidente Argentina Luciano Nakis
Treinador(a) Argentina Cristian Grabinski
Competição Primera B Nacional
Website deportivoarmenio.org.ar
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Club Deportivo Armenio é um clube de futebol argentino, fundado em 10 de março de 1962. Tem sua sede no partido (município) de Escobar, pertenecente a provincia de Buenos Aires.
Atualmente participa do campeonato da terceira divisão da AFA (Asociación del Fútbol Argentino). O Estádio Armenia, pertenente ao clube, possui capacidade para 10 500 pessoas.

História[editar | editar código-fonte]

O Clube Armênio de Futebol foi fundado em 02 de novembro de 1962 por um grupo de membros da comunidade armênia na Argentina. O objetivo do Deportivo Armenio era de ser uma entidade representante da comunidade armênia na Argentina, servindo para divulgar e unir os armênios quanto à sua história e origem, além de ser um local de centralização da comunidade armênia em eventos desportivos.[3] Em 1968 alterou seu nome para Club Deportivo Armenio,[4] e dois anos depois se afiliou à AFA.
Na temporada 1986/87 do campeonato argentino da segunda divisão, Deportivo Armenio superou o recorde nacional como a equipe com a maior invencibilidade, em um total de 38 jogos seguidos. O treinador do clube na época era Alberto Parsechian, e o capitão era Miguel Gardarian. Após a vitoriosa temporada, o clube avançou para a categoria da Primeira Divisão.[5] Seu melhor resultado foi obtido na temporada 1987/88, quando obteve o 13º lugar; mas o Deportivo Armenio foi rebaixado à Segunda Divisão ao final da temporada.
Uma das duas vitórias mais memoráveis de sua história foi na partida contra o River Plate por 3-2, durante a temporada 1987/88 (durante o jogo, o Deportivo Armenio chegou a ficar em desvantagem, com o placar de 2-0). Neste dia, os 3 gols foram marcados por Raúl Edmundo Wensel.
Outra vitória foi na mesma temporada, contra o Boca Juniors, no Estádio de La Bombonera. O Armenio ganhou por 1-0, com gol de Silvano Maciel. Esta partida foi a última na carreira do jogador Hugo Gatti, porque cometeu o erro que fez o Boca perder aquela partida. É por isso que o seu treinador à época, José Omar Pastoriza, decidiu não utilizá-lo mais em seus jogos.
Tanto o escudo quanto a camisa do Deportivo Armenio mudaram ao longo do tempo. No início, as cores eram o preto e o branco, passando depois a ser verde e branco. Atualmente, utiliza vermelho, azul e laranja, representando a bandeira da Armênia, assim como as cores do escudo.

Jogadores[editar | editar código-fonte]

Entre os jogadores mais importantes da história do clube, podemos citar os seguintes: Alberto Parsechian (arqueiro), Miguel Gardarian (zagueiro), Sarmiento (arqueiro), J. Maciel (atacante), Walter Oudoukian (atacante) e Ubeda Raul Wensel (atacante).

Notas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de ArgentinaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol argentinos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.