Clube Ferroviário de Maputo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ferroviário
Ferroviario Maputo logo.gif
Nome Clube Ferroviário de Maputo
Alcunhas Os Locomotivas
Torcedor/Adepto Vataxaniseka
Mascote uma cabeça de locomotiva com a inscrição CFv
Fundação 1924 (97 anos)
Estádio Estádio da Machava e Campo Engenheiro Freitas e Costa
Capacidade 45 000 e 50 000 espectadores respectivamente
Localização Maputo, Moçambique
Presidente Teodomiro Angelo

treinador = Nelson Santos

Patrocinador CFM e BCI
Competição Moçambola
Website www.fermaputo.co.mz/

Clube Ferroviário de Maputo, conhecido como Ferroviário de Maputo, é um tradicional clube de futebol, basquetebol, natação, ciclismo, atletismo, boxe, karate e de hóquei em patins de Maputo, Moçambique.

Participa no Moçambola e no Campeonato Moçambicano de Hóquei em Patins.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 1924, sob o nome de Clube Ferroviário de Moçambique-Sede, mudado depois para Clube Ferroviário de Lourenço Marques a fim de distinguir das delegações provinciais do clubes. Após a independência, o clube ganhou outra denominação em 1976: Clube Ferroviário de Maputo, que persiste até os dias de hoje.

Com génese na empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, e possuindo um património imóvel invejável desportivo e social, tem clubes-irmãos em todas as capitais provinciais e até em alguns distritos ou bairros do país, designadamente: Ferroviário das Mahotas, de Gaza (cidade de Xai-Xai), de Mabalane, de Inhambane, de Gondola e de Machipanda, na província de Manica, Ferroviário da Beira e da Manga, em Sofala, de Moatize, em Tete, de Quelimane e de Mocuba, na província da Zambézia, de Nampula e de Nacala, na província de Nampula, de Lichinga, em Niassa e de Pemba, em Cabo Delgado. Como um todo, é conhecido como Clube Ferroviário de Moçambique, distinguindo os diversos ferroviários pelos nomes das respectivas sedes territoriais.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

Hóquei em Patins[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Redacção (17 de Dezembro de 1963). «O Clube Ferroviário de Lourenço Marques conquistou brilhantemente o título de campeão nacional de hóquei em patins». Diário de Lisboa (via Casa Comum). p. 30. Consultado em 18 de janeiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de MoçambiqueSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol moçambicanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.