Clube Naval de Rabo de Peixe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Clube Naval de Rabo de Peixe

Sede do Clube
País Portugal Portugal
Região Região Autónoma dos Açores
Ilha Ilha de São Miguel
Fundação 22 de outubro de 2001 (22 anos)
Localização Freguesia de Rabo de Peixe
Contatos
Sede Rua do Porto
Pág. web www.cn-rabopeixe.com

O Clube Naval de Rabo de Peixe (CNRP) é um clube de desporto náutico localizado no Concelho da Ribeira Grande, Freguesia de Rabo de Peixe na ilha de São Miguel, no arquipélago dos Açores.

Fundação[editar | editar código-fonte]

Aos 22 de outubro de 2001 (22 anos) Francisco José Moreira Lopes, Nuno Miguel Teixeira Velho Cabral e Luís Manuel dos Ramos Rodrigues, outorgando na qualidade de "(...)"comissão instaladora, formalizam a constituição de uma associação sem fins lucrativos, com a denominação de "CLUBE NAVAL RABO DE PEIXE""..",[1] no Cartório Notarial do Concelho de Lagoa, atualmente também conhecido como Clube Naval de Rabo de Peixe.
No artigo segundo da escritura de constituição definem "(...)por objecto: A promoção desportiva e recreio naval através da prática de actividades náuticas. Desenvolver e promover actividades turísticas e de animação turística nomeadamente as relacionadas com o mar.".."[2]

História[editar | editar código-fonte]

Os habitantes de Rabo de Peixe sempre assumiram a proximidade do mar como um recurso de subsistência muito importante, o seu porto com uma orientação desfavorável e perigosa, talhava os seus pescadores para as mais difíceis condições marítimas.
Desde a labuta nas atividades da pesca, também a construção e reparação naval[3] garantem a esta comunidade um importante meio de subsistência.
Sendo "(...)"uma das mais importantes comunidades piscatórias".."[4]da Ilha de São Miguel, a interação primordialmente de subsistência foi-se complementando com as emergentes atividades lúdicas e de lazer, despoletando o espírito associativo latente.
No ano de 2001 é então fundado o Clube Naval de Rabo de Peixe, assumindo o papel dinamizador nas mais diversas áreas de recreio náutico.
Finalizando o ano de 2007 a Direção apresenta o projecto de construção da futura sede social, sendo as novas instalações inauguradas um ano depois.
A dificuldade do Clube no acesso ao mar, não foi impeditivo para a profusa atividade do Clube,[5] catalisando mudanças sociais, dinamizando o surf, a vela, a canoagem e o mergulho, fomentando a filiação em Associações e Federações Regionais e Nacionais.[6] [7]
As ações de formação e torneios na modalidade de caça submarina passam a ser organizados pelo Núcleo de Actividades Subaquáticas do Clube Naval de Rabo de Peixe,[8][9] culminando com a participação de Guilherme Bruges, tendo classificado o clube em primeiro lugar no "1º Troféu da Ilha Terceira de Pesca Submarina" realizado em abril de 2011 pela Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas,[10] sendo atleta apurado para participar no Campeonato Nacional de Promoção - Pesca Submarina.[11]

Referências

  1. "Cartório Notarial do Concelho de Lagoa", Livro de Escrituras 406-B,folhas 125/126.
  2. "Cartório Notarial do concelho de Lagoa", Livro de Escrituras 406-B,folhas 125/126.
  3. "Estaleiros Navais de Rabo de Peixe"[ligação inativa] in Correio dos Açores,08 Junho 2012. consultado em 22 novembro 2012
  4. Ampliação do Porto de Pescas[ligação inativa] in Expresso, 19 de agosto de 2012. consultado em 22 novembro 2012
  5. Atividades do Clube in Expresso das nove, 11 Março 2011. consultado em 22 novembro 2012
  6. [1] Site federação Portuguesa de Surf.
  7. Instituto Português do Desporto e Juventude Listagem de entidades licenciadas. consultado em 22 novembro 2012
  8. Atividades subaquáticas[ligação inativa]in Correio dos Açores.14 Janeiro 2011, consultado em 22 novembro 2012
  9. 2ºTorneio de caça submarina in RTP/Antena 1 Açores, 14 Janeiro 2011, consultado em 22 Novembro 2012
  10. [2] Página da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas. consultado em 8 de outubro 2013
  11. [3]FPAS/Campeonato Regional Açores 2011- atleta Guilherme Bruge. consultado em 8 de outubro de 013
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Clube Naval de Rabo de Peixe

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]