Club de Sports Hygienicos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hygienicos
Nome Club de Sports Hygienicos
Fundação 28 de setembro de 1913 (110 anos)
Localização Belo Horizonte, Brasil

O Club de Sports Hygienicos foi uma agremiação esportiva da cidade do Belo Horizonte.

História[editar | editar código-fonte]

O clube disputou o Campeonato Mineiro de Futebol de 1915 e 1916.

Era 28 de setembro de 1913, um espaço público de Belo Horizonte foi apropriado para a prática de esporte: O Parque Municipal. Um grupo de homens mais velhos e influentes, sobretudo médicos da elite de Belo Horizonte, fundaram o Club de Sports Hygienicos que instalaria, segundo o jornal Minas Geraes em julho 1914, "à direita do jardim, transversalmente, dois campos de tennis; á esquerda, o frontão e os dois campos de croquet, um do systema francez e o outro, do systema inglez; em frente ao jardim, o rink; e na parte posteiror, o campo de foot-ball, separado do jardim e do bar, pela linha construida para os exercícios de tiro aos pombos. O grupo havia apresentado ao prefeito da cidade um planejamento bem organizado do que esperava ser um local "elegante, sadio e civilizado para a prática de esportes da elite social belo-horizontina.

Os jornais da época criticaram o fato da ocupação de um espaço público para o uso restrito da elite sem benefício geral para a sociedade. Mas, mesmo assim, o grupo conseguiu o seu intento.

A revista Vita publicou, em novembro de 1913, a seguinte nota: "O Club de Sports Hygienicos, brilhante associação recentemente fundada nessa capital e destinada a ser um ponto chic de reuniões das famílias da nossa elite, distinguiu-nos com um convite para as suas reuniões ás quintas e domingos. Muito gratos, lá estaremos, de Kodak em punho, para instantanear os valentes sportmen e as gentis sportwomen." Seguindo preceitos ingleses, homens, mulheres e crianças iam, elegantemente vestidos, praticar esportes como o crocket, futebol e o lawn tennis, que era o seu maior destaque.

Não há relatos que mostrem como o Club de Sports Hygienicos encerrou suas atividades. Mas historiadores afirmam que o clube se extinguiu entre os anos de 1917 e 1918, deixando um legado para a história. Pois em 22/07/1917 Atletico Mineiro e C.S. Higiênicos entraram em campo, para um amistoso com o resultado de 4 a 0 para o Atlético com gols de Moura Costa (2) e Lê (2), portanto um ano depois ao Campeonato Mineiro de 1916. [1]

Em uma nota no Minas Geraes, intitulada Club dos Sports Hygienicos, aparece a seguinte convocação:

São convidados todos os socios do Club de Sports Hygienicos a se reunirem no proximo domingo, dia 14, às 4 horas da tarde, em sua sede, no Parque, proximo a Faculdade de Medicina, afim de [se] tratar da reorganização do mesmo Club e discussão de assumptos de interesse geral. – A directoria. (Minas Geraes, 14 out. 1917, p.7).[2]

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Minas Gerais Campeonato Mineiro 2 Desconhecido (Duas vezes) 1915 1916

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.