Clube do Slugue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Clube do Slugue (Brasil) ou Clube dos VIPs (Portugal) é o nome dado a um grupo de estudantes favorecidos pelo professor de poções Horácio Slughorn e que são convidados para suas reuniões extra-curriculares, na série Harry Potter, da autora J. K. Rowling. É citada principalmente no sexto livro da saga, Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Slughorn convida os estudantes que são ligados a pessoas importantes ou porque acredita que têm traços, tais como a ambição, inteligência, encanto e talento que os fará importantes e famosos quando saírem da escola (Hogwarts). O professor exclui os estudantes que têm "Comensais da Morte" em sua família. Durante todo o ano de escola, organiza os jantares e as reuniões nas quais faz introduções forjando contatos úteis entre membros.

Reuniões[editar | editar código-fonte]

Durante o ano letivo, Horácio realizava vários encontros. Estes eram, em geral, jantares com comidas finas, durante os quais o professor tentava, por meio de conversas abertas, conhecer melhor os integrantes e incentivá-los à associação entre os mesmos. Por vezes, convidava antigos membros do Clube, como quando ele apresentou a famosa jogadora de quadribol Guga Jones, em 1996.

Slughorn esperava cultivar talento e ajudar seus alunos a ascendir em suas carreiras, na esperança de colher benefícios com sua ligação a eles, quando alcançavam o sucesso desejado. Esses benefícios chegavam a ele de várias formas, tais como ser capaz de fazer recomendações ao Ministério da Magia e assentos privilegiados em partidas de quadribol. Contudo, Slughorn não obteve êxito com alguns alunos, como Lúcio Malfoy e Tom Riddle, já que ambos se tornaram bruxos das trevas. Em 20 de dezembro de 1996, por exemplo, foi realizada uma pródiga festa de Natal do Clube para antigos e atuais integrantes em seu gabinete em Hogwarts, sendo a única confraternização a que Harry relutou em ir.

Integrantes e ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

ROWLING, J.K. Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. ISBN 853251622X