Codemasters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Codemasters Racing
Privada
Gênero Indústria de Jogos Eletrônicos
Fundação 1986[1]
Sede Warwickshire, Reino Unido
Proprietário(s) Electronic Arts
Pessoas-chave Richard Darling, David Darling, Jim Darling, Anil Ambani
Empregados 800
Empresa-mãe EA Worldwide Studios
Website oficial http://www.codemasters.com/

Codemasters é uma das desenvolvedoras de jogos de vídeo game mais antigas da Inglaterra.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1985 por Richard e David Darling (pracistas antigos da editora britânica Mastertronic, que, em 1985, conjecturavam cerca de 50% de participação nas ações pertencentes à empresa - recém formada, em tal faixa),[1] a Codemasters adveio da venda de suas ações sobre a Mastertronic, em março de 1986, e, mais tarde, em outubro do mesmo ano, do suporte estabelecido por seu pai.[1] Previamente, a expansão exercida para a Mastertronic, auferida no início da década de 1980, se mostra presente, em seu prefácio, na inscrição de anúncios em conglomerados publicitários. A Popular Computing Weekly, procurada pelos irmãos, exibiu uma amostra de meia-página sobre a busca.[1] Títulos lançados sob a marca, alicerçados em custos 'acessíveis', tais como Space Walk, BMX Racers, Jungle Story, Orbitron, Sub Hunt e Pigs In Space, assinalaram uma ascensão da popularização dos irmãos.[1] The Last V8, primeiro projeto automobilístico comercializado enquanto contratados da Mastertronic, conciliando-se com o gênero principal de jogos que, posteriormente, seriam produzidos e/ou distribuídos pela Codemasters, não agradou alguns críticos, uma vez que, havendo a circunscrita visão superior do objeto controlado, o manuseamento do veículo concentrava-se em uma coluna horizontal, semelhante a um painel de direção, inserido na porção inferior da tela.[2] Desde a instalação da Codemasters, o padrão adotado para com o desenvolvimento de novos ficheiros era resoluto, segundo David Darling[1]:

A Codemasters teve um grande êxito no mercado do ZX Spectrum graças a seus jogos de ação. Um exemplo desses jogos é Dizzy, cujo êxito fez com que Dizzy se tornasse a mascote oficial do sistema. A medida que o mercado 8 bits diminuía, a empresa se viu forçada a desenvolver títulos para consoles de 8 e 16 bits, conquistando sucessos como a série de jogos Micro Machines e Pete Sampras Tennis no Sega Mega Drive.

Em maio de 2012 anunciou que fará somente jogos do gênero de corrida, em função de jogos de outros gêneros não estarem sendo bem recebidos pela crítica.[3].

A Codemasters adquiriu o estúdio Slightly Mad Studios[4], estúdio situado em Londres responsável pelo desenvolvimento da franquia de simulação de corrida Project CARS em novembro de 2019.

No dia 14 de dezembro de 2020 a Electronic Arts anunciou a compra da codemasters por US$ 1,2 bilhões. [5]

Jogos[editar | editar código-fonte]

A Codemasters atualmente produz jogos para as principais plataformas, entre suas principais franquias e jogos estão:

Studios[editar | editar código-fonte]

  • Codemasters Southam, primeiro estúdio e sede da companhia.
  • Sega Racing Studio, adquirido da SEGA.
  • Codemasters Birmingham, adquirido da Swordfish Studios em novembro de 2008[6]. Desenvolveu F1 2010 e F1 2011. Localizada em Tricorn House, Edgbaston.
  • Codemasters Studio Sdn Bhd em Kuala Lumpur, Malásia, fundado em setembro de 2006 em uma parceria entre a Codemasters e a Vision New Media Sdn Bhd. O primeiro jogo com contribuição do estúdio foi Race Driver: Grid.
  • Slightly Mad Studios, estúdio desenvolvedor da franquia Project CARS, adquirida pela Codemasters em novembro de 2019.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f Jones, Darran (30 de dezembro de 2016). «CODEMASTERS». Retro Gamer. Consultado em 21 de julho de 2019 
  2. Lamble, Ryan (6 de junho de 2013). «Codemasters' racing history, from BMX Simulator to GRID 2». Den of Geek. Consultado em 21 de julho de 2019 
  3. «No futuro da Codemasters há apenas jogos de corrida (e uma rede social)» (em inglês). Kotaku. Consultado em 23 de maio de 2012. Arquivado do original em 27 de abril de 2012 
  4. McWhertor, Michael (28 de novembro de 2019). «Codemasters acquires Project CARS developer Slightly Mad Studios». Polygon (em inglês). Consultado em 10 de dezembro de 2019 
  5. https://g1.globo.com/google/amp/pop-arte/games/noticia/2020/12/15/ea-comprara-codemasters-por-us-12-bi.ghtml
  6. «Codemasters Acquires Swordfish Birmingham» (em inglês). Next-Gen. Consultado em 23 de maio de 2012 [ligação inativa]