Coeficiente de difusão de retículo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Difusão atômica intersticial através de um retículo quadricoordenado. Note-se que os átomos frequentemente bloqueiam os outros por mover-se para as posições adjacentes. Como pela Lei de Fick, o fluxo líquido, em balanço, ou movimento dos átomos é sempre na direção oposta do gradiente de concentração.

Coeficiente de difusão de retículo, é o coeficiente de difusão relacionado à difusão de retículo ou pelo ou por retículo, em algumas citações (também chamada difusão de volume) refere-se à difusão atômica no interior do retículo cristalino [1][2][3]. Difusão interior do retículo do cristal ocorre tanto por mecanismos intersticiais ou substitucionais e refere-se à difusão de retículo. Na difusão de retículo intersticial, um difundente (tal como o carbono nas ligas de ferro), irá difundir-se entre a estrutura do retículo de outro elemento cristalino. Em difusão de retículo substitucional (auto-difusão por exemplo), o átomo pode somente mover-se por substituir o lugar de outro átomo. Difusão de retículo substitucional é frequentemente contingenciada com a disponibilidade de pontos vagos em todo o retículo cristalino. partículas em difusão de ponto a ponto vago pela rapidamente, essencialmente ao aleatoriamente saltando (difusão aos saltos). Uma vez que a prevalência de ponto vagos aumenta de acordo com a equação de Arrhenius, a taxa de difusão no estado sólido cristalino aumenta com a temperatura. Para um único átomo em um cristal sem defeitos, o movimento pode ser descrito pelo modelo da "marcha randômica ou aleatória".

Referências

  1. P. Heitjans, J. Karger, Ed, “Diffusion in condensed matter: Methods, Materials, Models,” 2nd edition, Birkhauser, 2005, pp. 1-965.
  2. S. M. Tebcheran, et al.; Cinética de sinterização para sistemas à base de SnO2 por taxa de aquecimento constante; Cerâmica vol.49 no.310 São Paulo Apr./June 2003; doi: 10.1590/S0366-69132003000200007
  3. Joyce Salvino, et al.; CINÉTICA DA SINTERIZAÇÃO DO SISTEMA SNO2-MNO2; Anais do XVII EAIC – 19 a 22 de novembro de 2008.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]