Coheb (São Luís)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Coheb é um conjunto de classe popular, localizado no bairro do Sacavém no município de São Luís, capital do estado do Maranhão. Inaugurado na década de 1970.


História

O bairro foi idealizado pela extinta Companhia Habitacional do Estado do Maranhão (COHAB-MA) e financiado pelo extinto Banco Nacional da Habitação (BNH), no início dos anos 70. Faz parte do bairro do Sacavém, bairro esse que fica localizado entre as Avenidas dos Franceses e Avenida dos Africanos. No início o nome COHEB era escrito COHEBE (Significava Companhia Hidro Elétrica da Boa Esperança) devido a subestação energetica da então CHESF (que mudou para ELETRONORTE e atualmente ELETROBRAS). Devido a mudança da empresa de transporte, pois a TAGUATUR usava o nome COHEBE quando a linha foi vendida para a empresa ROMA a mesma mudou o nome para COHEB desde então se usa essa escrita.

Problemas

Na fundação do bairro as ruas eram de piçarras e não havia linha de ônibus regular que atendesse os novos moradores. Com o passar dos anos o bairro recebeu asfalto, posto de saúde e escolas, mas atualmente o bairro sofre com a falta de infraestrutura e com as obras inacabadas da drenagem do canal do Rio das Bicas, o que tem ocasionado alagamentos em algumas ruas do bairro. Apesar de existir três linhas de ônibus que atende o bairro, os moradores ainda reclamam dos horários irregulares das linhas de ônibus, a falta de segurança no bairro também é um dos problemas enfrentados pelos moradores.

Melhorias

Ainda na década de 1970 o bairro ganhou pavimentação em todas as ruas e linhas de ônibus que regular que faziam o percurso até o Centro da capital. O bairro também ganhou posto de saúde e escolas e sede da Eletronorte que fica localizada na Rua Anajá ou 26. Visão Geral O bairro é totalmente residencial devido a sua localização. Limites O bairro fica entre os bairros do Santo Antônio, Outeiro da Cruz e Sacavém.