Coimbrões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Coimbrões é um lugar e paróquia pertencente à freguesia de Santa Marinha, Vila Nova de Gaia, Portugal, vizinho do Candal.

Crê-se que Coimbrões foi ponto de passagem de uma via secundária romana que, partindo do Porto seguiria pelo litoral até à zona de Ovar, de onde flectia para o interior até entroncar na Via XVI que ligava Braga a Lisboa. Do cais de Gaia ascendia até ao Candal e Coimbrões onde passaria pelo Monte de Santa Bárbara (onde actualmente está a igreja paroquial), seguiria pela Rua do Senhor de Matosinhos, cruzando a actual auto-estrada para sul.

Lugar tradicional de oleiros, Coimbrões preserva ainda vestígios de soengas tradicionais usadas para o fabrico de louça preta. É sede da equipa de futebol Sporting Clube de Coimbrões, da Sociedade Columbófila de Coimbrões e dos conhecidos Bombeiros Voluntários de Coimbrões. Durante as décadas de 1970 e 1980, Coimbrões foi também importante no panorama do ciclismo português, destacando-se a figura de Belmiro Silva, vencedor da Volta a Portugal em 1978.

Dá-se o nome de Nó de Coimbrões ao conjunto de acessos rodoviários que ligam a A1, a A44 (também chamada IC1, antiga EN 109) e o IC23 (fechando, do lado de Gaia, a Via de Cintura Interna).


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.