Colégio Anchieta (Nova Friburgo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros colégios com o mesmo nome, veja Colégio Anchieta (desambiguação).
Colégio Anchieta
Fachada do Colégio Anchieta
Dados e estatísticas da escola
Localização Nova Friburgo, Rio de Janeiro
Endereço Rua General Osório, 181
Data de abertura 12 de abril de 1886
Tipo Particular
Website www.colegioanchieta.org.br

Colégio Anchieta é um colégio particular localizado no município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado por padres e irmãos jesuítas vindos da Itália, no dia 12 de abril de 1886, ele começou a funcionar na casa-grande de uma antiga fazenda do Morro Queimado, chamado de "Château" (castelo, em francês) pelos colonos suíços.[1]

Em 1º de janeiro de 1901, com o aumento do número de alunos, iniciou-se a construção do grande edifício atual do Colégio Anchieta, que durou oito anos. Logo se tornou famoso e conhecido no Brasil pela excelente educação que dava a seus alunos.

Colégio Anchieta

Todos os professores eram padres jesuítas; porém, no ano de 1922, com a diminuição de padres vindos da Itália, o internato transformou-se em seminário, para formar jesuítas brasileiros. Em pouco tempo, o colégio ficou cheio de seminaristas, que estudavam desde o seminário menor - chamado de Escola Apostólica - até a Faculdade de Filosofia.

Em 1966, quando diversas classes seminarísticas transferiram-se para outras cidades, o Colégio Anchieta tornou-se um externato, recebendo alunos não só de Nova Friburgo como também de cidades vizinhas. Em 1969, o Anchieta passou a receber alunas, transformando-se em misto.

Em 2006, o colégio tirou o 17° lugar nacional, o 6° estadual e o 1° municipal no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ficando entre os vinte melhores colégios do Brasil e a melhor de Nova Friburgo.[2] Em 2015, o Anchieta ficou em 2° lugar no município no ENEM.[3]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]