Colégio Aplicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação
CEPAE
Fundação março de 1968
Tipo de instituição pública federal
Diretor(a) Alcir Horácio da Silva
Página oficial http://cepae.ufg.br/

O Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE) é uma unidade acadêmica da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizada no câmpus Samambaia, na Regional Goiânia, que oferta educação básica em todos os níveis, além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. É uma das duas instituições que ofertam educação básica na rede federal em Goiânia.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

A Universidade Federal de Goiás é uma das 16 do país que possuem colégios de aplicação. O ingresso na educação básica é realizado por meio de sorteio universal com edital publicado anualmente.

História do colégio[editar | editar código-fonte]

O Colégio de Aplicação foi criado em 12 de março de 1966, e suas atividades tiveram início em março de 1968, no prédio da Faculdade de Educação/UFG. No bojo da Reforma Universitária ocorrida em 1968, o Colégio de Aplicação foi agregado à Faculdade de Educação constituindo-se em órgão suplementar.

À época tinha como objetivos: Constituir-se em laboratório experimental de técnicas e processos didáticos, visando ao aprimoramento da metodologia de ensino; Constituir-se em escola experimental para novos cursos previstos na legislação vigente, bem como para cursos com currículos, métodos e períodos escolares próprios, ajustando-se estes, para fins de validade, às exigências legais; Servir como campo de estágio supervisionado para a Licenciatura e para as habilitações do curso de Pedagogia; O corpo docente do então, Colégio de Aplicação/FE/UFG era constituído por professores da carreira de 1.º e 2.º graus, existindo professores da Faculdade de Educação que também atuavam neste nível de ensino.

A partir de 1980, fruto de uma reivindicação de greve, os professores de 1º e 2º graus foram reclassificados para a carreira de magistério superior. Atualmente é o único colégio de aplicação do país com professores na mencionada carreira, sendo os professores dos demais colégios pertencentes à carreira do Magistério de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT).

Em 1982 foi criado do Departamento de Estudos Aplicados à Educação da Faculdade de Educação/UFG, composto pelos membros do Colégio de Aplicação, funcionando desta forma até março de 1994, quando foi criado o Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), através da portaria n.º 0063, do Magnífico Reitor.