Colégio Batista (Belo Horizonte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colégio Batista (Belo Horizonte)
—  Bairro do Brasil  —
Região administrativa Leste
Município Belo Horizonte
Limites
Fonte: Não disponível

Colégio Batista é um bairro de classe média situado na região Leste de Belo Horizonte.[1]

O bairro tem este nome em função do Colégio Batista Mineiro, uma tradicional instituição de ensino da cidade, fundada em 1918, se situar no local. Não era considerado um bairro, mas apenas uma região pertencente ao bairro Floresta. Em virtude de seus moradores se referirem ao local como bairro Colégio Batista, a prefeitura de Belo Horizonte o reconheceu como tal, em meados da década de 90.

História[editar | editar código-fonte]

O início da ocupação do bairro Colégio Batista é ligado à classe operária que construiu Belo Horizonte. A área fazia parte da 6ª Seção Suburbana, prevista no projeto da cidade. Foi uma das primeiras áreas fora da Avenida do Contorno a receber moradores. A proximidade com o Centro da cidade motivou os trabalhadores que ergueram a nova capital, a escolherem o local como moradia, juntamente com outros bairros como Lagoinha, Santa Tereza e Santa Efigênia.

O Colégio Batista Mineiro, uma instituição de ensino inaugurada em 1º de março de 1918, está intimamente ligada a história do bairro. Inicialmente situada na Rua Tupinambás, no Centro da capital, o então chamado Colégio Americano Batista se transferiu em 1920, para o atual endereço. Na medida em que o colégio foi vendendo parte de sua área, novas ruas foram surgindo. Curiosamente, a maioria destas ruas foram batizadas com nomes de cidades do interior do Estado.

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

Hoje, o bairro Colégio Batista é completamente urbanizado, tem ruas limpas, praças bem cuidadas e não possui favelas em seu território.

Apesar de ser um bairro predominantemente residencial, conta com uma pequena rede de comércio variado (dois supermercados, padarias, lanchonetes, bares, sacolão, casa lotérica, academia). As principais ruas comerciais são a Jacuí e Ponte Nova.

Não possui nenhuma agencia bancária ou hospital.

Os principais pontos de lazer estão concentrados nas praças Alberto Mazoni, localizada na Rua Ponte Nova, em frente ao Colégio Batista Mineiro, e na João Balbino, localizada na Rua Sabará, esquina com Rua Aristides Ferreira, que estão bem conservadas.

Referências


Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

  • Colégio Batista passa por expansão residencial[1]
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.