Colégio Estadual Dom João Becker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Colégio Estadual Dom João Becker é uma instituição de ensino público da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Situado na Rua da Prata, n.° 180, na Vila do IAPI, bairro Passo d'Areia.[1], o colégio oferece cursos de Ensino Médio e Técnico.

História[editar | editar código-fonte]

Primórdios[editar | editar código-fonte]

O Colégio tem sua origem no antigo Departamento Noturno do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, criado em 1946 pelo decreto-lei n.° 2.143. Contudo, passou a chamar-se no ano seguinte, atráves do decreto-lei n.° 1.382, de Ginásio Estadual Noturno Dom João Becker[2], com o nome prestando uma homenagem a Dom João Becker, o segundo Arcebispo de Porto Alegre, falecido em junho de 1946.

As atividades escolares do Ginásio iniciaram-se ainda em março de 1947, nas dependências do "Grupo Escolar Sousa Lobo", na Avenida Bahia, n.° 948, no bairro São Geraldo. Em seu primeiro exame de admissão, 48 alunos foram aprovados; no ano seguinte, o número de candidatos matriculados subiu para 110.

O primeiro diretor do Ginásio Dom João Becker foi o professor Luiz Gonzaga Ferreira Brum.

Durante os três primeiros anos de funcionamento do Ginásio, ministrou-se o chamado Curso do Artigo 91, extinto nos fins de 1949. Este curso supletivo não foi bem-sucedido por conta do crescimento do Curso Ginasial e da consequente falta de salas de aula.

Em dezembro de 1950, ocorreu a formatura da primeira turma de concluintes do Curso Ginasial Noturno; o evento contou com a presença do ex-governador do Estado Pompílio Cylon Fernandes Rosa como paraninfo e do industrial A. J. Renner como homenageado de honra. Renner sempre apoiou a iniciativa de criar-se um novo estabelecimento de ensino no 4.° Distrito de Porto Alegre, sobretudo voltado para o turno da noite.

Transferência da sede[editar | editar código-fonte]

Em 11 de julho de 1951, a sede do Ginásio foi transferido para o Grupo Escolar Gonçalves Dias, na Vila dos Industriários, onde o curso noturno funcionou até a construção de uma sede própria ficar pronta, em um terreno doado pelo IAPI na Rua Nova Prata. Porém, o desenvolvimento da obra sofreu contratempos, pois somente iniciou no segundo semestre de 1962, ou seja, uma década depois.

Em 25 de novembro de 1959, o Ginásio Estadual Noturno foi transformado em Colégio Estadual; os cursos Clássico e Científico passaram a funcionar em maio do ano seguinte, em pavilhões feitos de madeira anexos ao Grupo Escolar Gonçalves Dias e construídos pela Comissão Estadual de Prédios Escolares, cujo diretor era o arquiteto João Alberto Shaan, professor da cadeira de desenho do educandário. Esses espaços possibilitaram o funcionamento dos cursos matutino e vespertino, tendo recebido contribuição financeira do Lyons Clube. Desse modo, o número de estudantes do Colégio Dom João Becker foi elevado para 1.700.

Mesmo assim, a ideia de o Colégio Dom João Becker ter uma sede independente continuou sendo uma preocupação para sua comunidade. Em 1968, após anos de construção, o prédio na Rua Nova Prata, moderno e grande, ficou pronto para abrigar os cursos da manhã e da tarde; o da noite, porém, só foi transferido para lá no início da década de 1970, com a estabilização da rede elétrica.

Problemas com pombos e Reclamações de alunos[editar | editar código-fonte]

Recentemente, os mais de 700 alunos do Colégio Dom João Becker eram para ter voltado às aulas depois das férias de julho, no dia 29 do mesmo mês, o que não aconteceu. O problema está relacionado aos pombos que sujaram a frente, a fachada e partes dentro do prédio, e fez com que a Vigilância Sanitária suspendesse a volta às aulas dos alunos. A previsão, dada pela escola, era pra que começasse no dia 5 de agosto, devido ao começo da limpeza. Mas as chuvas impediram com que a limpeza fosse concluída, o que transferiu a previsão para o dia 7. O retorno das atividades não aconteceu, pois a limpeza não foi concluída e que faltava a colocação de vidros nas fachadas. Mais uma previsão de retorno foi dada para 12 de agosto. Mais uma previsão "furada"

Muitos pais e alunos, segundo matéria do jornal Diário Gaúcho, estão inconformados com o fechamento da escola, que está prevista para abrir dia 19 de agosto. Eles ainda reclamam de que terão que recuperar as aulas em janeiro, quando está previsto as férias escolares, e aos sábados e também da acumulação de provas e trabalhos dados pelos professores.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A área do Colégio Estadual Dom João Becker é amplamente arborizada; seu prédio contém salas de audiovisual, biblioteca[3], espaços de artes, espaço de educação física, laboratórios de biologia, física, química e informática e um salão para palestras.

Cursos oferecidos[editar | editar código-fonte]

  • Ensino Médio
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Informática para Internet
  • Técnico em Química[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]